Voltar para lista de notícias

Após assinatura de protocolo de intenções com universidades, Secretaria visita Unicamp para debater ações em prol das pessoas com deficiência

Visita reforça a importância da atuação das universidades no desenvolvimento de tecnologias assistivas para as 3,4 milhões de pessoas com deficiência que vivem no estado de São Paulo

junho - 2023

Nesta segunda-feira (29), o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, esteve no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para debater o desenvolvimento de tecnologias assistivas que irão beneficiar pessoas com deficiência, além de visitar equipamentos da faculdade que prestam serviços para diversos tipos de deficiência.

O encontro ocorreu pouco mais de um mês depois da assinatura de um protocolo de intenções entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e as três maiores universidades públicas do Estado: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“O potencial dessa parceria é enorme. A união de forças com as universidades, com certeza, fará a diferença. Vejo que São Paulo pode se transformar no maior centro de tecnologia assistiva do Brasil e da América Latina, no mínimo”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Durante sua permanência na Unicamp, Costa esteve no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (Cepre) e no Laboratório de Biomecânica e Reabilitação do Aparelho Locomotor, do Hospital de Clínicas (HC). Também conheceu o Programa de Atenção aos Transtornos do Espectro do Autismo (Pratea) e o Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada, da Faculdade de Educação Física (FEF), com o objetivo de conhecer as potencialidades da Unicamp para a contribuição ao protocolo firmado.

O assessor especial da Secretaria, Ignácio Poveda, e representantes da Unesp e do IPT acompanharam o encontro.

Protocolo de intenções
Antes da formalização do protocolo de intenções, os representantes de cada órgão haviam formado, no mês de fevereiro, um Grupo de Trabalho para a troca de experiências e mapeamento de ações já realizadas em cada universidade e instituto de pesquisa relacionadas às pessoas com deficiência.

Com a formalização, que ocorreu no início do mês de abril em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador Tarcísio de Freitas, os órgãos envolvidos começaram a trabalahr para efetivar ações conjuntas que assegurem a implementação e gestão de políticas de acessibilidade às pessoas com deficiência, em especial com o desenvolvimento de tecnologias assistivas.

O protocolo prevê a produção, sistematização e integração dos dados estatísticos sobre o universo dessas pessoas e o incentivo, fomento e produção de ciência, tecnologia e inovação voltadas para este público.