Araraquara e região recebem encontro regional “Inclusão Mais Perto” para debate de políticas públicas para pessoas com deficiência

Evento online alcançou cerca de 400 pessoas e abordou a temática da pessoa com deficiência e o diálogo entre estado e municípios

agosto - 2021

Nesta sexta-feira (27) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o encontro regional “Inclusão Mais Perto”, com representantes de Araçatuba e região, totalizando 18 municípios. O evento online alcançou cerca de 400 pessoas, entre participantes e espectadores.

O encontro teve como propósito levar informações sobre as pessoas com deficiência e apresentar políticas públicas aos municípios de Araraquara, Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Lúcia, São Carlos, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju, além de abordar os programas do Estado com foco nas pessoas com deficiência em áreas de saúde, segurança, esporte, cultura, reabilitação e emprego.

“A maioria dos brasileiros que vivem no estado de São Paulo estão no interior, é por isso que vou até essas regiões. Estamos reunidos hoje para levar as políticas públicas que temos na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência aos líderes de cada cidade aqui presente, para que possam atender as pessoas com deficiência de suas regiões da melhor forma possível. Estamos juntos para que isso aconteça de forma eficiente”, ressaltou a Secretária Célia Leão.

Ela frisou a importância de levar esta ação à região, “são mais de 58 mil pessoas com deficiência na região e como quer o Governador João Doria e o Vice-Governador Rodrigo Garcia, estamos aqui para avançar em ações que ressaltem os direitos das pessoas com deficiência de todo estado de São Paulo”, destacou.

Durante a transmissão acessível, com intérprete de libras e legendas, esteve presente também a Presidente do Fundo Social e Primeira-Dama, Bia Doria e os prefeitos e representantes de cada munícipio.

“Queremos dar voz às pessoas com deficiência do estado de São Paulo. Precisamos que os prefeitos estejam atentos a essas pessoas e nos contatem para que a gente possa dar um tratamento e cuidado eficiente a todos”, afirmou a Presidente do Fundo Social de SP, Bia Doria.

O evento, antes realizado de forma presencial, foi adaptado para o formato online por conta do período de pandemia. Sua transmissão foi realizada por meio da plataforma Zoom e pelas redes sociais da Secretaria (PessoaComDeficienciaSP).

Também foram apresentados, durante o “Inclusão Mais Perto”, dados quantitativos estratégicos sobre a região, visando à implantação de mais ações de inclusão nos municípios. Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededados.sedpcd.sp.gov.br), Araraquara e região somam mais de 58,7 mil pessoas com deficiência.

“É um trabalho em conjunto, de forma transversal. Educação, saúde, habitação, cultura e todas as Secretarias do Estado trabalhando juntas com foco na inclusão das pessoas com deficiência”, declarou Célia Leão.

Assista o evento na íntegra: https://www.facebook.com/pessoacomdeficienciasp/videos/871291780206140

Saiba mais sobre as ações da Secretaria: www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br