Voltar para lista de notícias

Atibaia recebe curso gratuito de Libras da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

As aulas tiveram como objetivo ampliar as possibilidades de interação pessoal entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras); 18 pessoas concluíram o curso no munícipio.

novembro - 2021

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou o curso on-line de Libras no município de Atibaia. O curso, totalmente gratuito, foi realizado no interior paulista, aos funcionários públicos que atuam no atendimento à população, a fim de promover a inclusão das pessoas com deficiência do estado de São Paulo.
Para ampliar a autonomia do público com deficiência, o conteúdo visa capacitar o usuário para a comunicação por meio da Libras, possibilitando a inclusão das pessoas com deficiência auditiva que utilizam essa língua para se comunicar.

Em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), a Secretaria realizou o curso entre o dia 13 de outubro e 5 de novembro. Os participantes puderam aprender durante as 40 horas de curso o alfabeto manual, números, cumprimentos, horas, dias da semana, singular e plural, documentos, cores, entre outros. Ao todo, 18 alunos concluíram o curso e receberam o certificado de conclusão.

A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, ressaltou a importância à sociedade da realização do curso de Libras. “Nós precisamos qualificar pessoas, principalmente aqueles que trabalham com atendimento, para que possam atender cada vez melhor e de forma inclusiva as pessoas com deficiência auditiva. O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, trabalha com dedicação e de forma séria para que este público seja cada vez mais incluído dentro da sociedade”, disse.

Importância
Atualmente, vivem quase 500 mil pessoas com deficiência auditiva no estado de São Paulo, de acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Pensando em facilitar a compreensão de todos e aperfeiçoar a comunicação entre pessoas com e sem esta deficiência, a Secretaria realiza de forma gratuita o Curso de Libras, que desde o início deste ano já formou mais de 1,5 mil pessoas em diversas regiões do território paulista.