Atleta Paralímpica do Time São Paulo, programa criado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é destaque na temporada 2023

Jéssica Messali, de triatlo paralímpico, já conquistou duas medalhas e se prepara para o Mundial; iniciativa conta com R$ 6 milhões de investimento da Pasta estadual

maio - 2023

O Time São Paulo Paralímpico, criado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência com R$ 6 milhões de investimento em 107 paratletas de 14 modalidades, conta com mais uma vitória. Neste mês de maio, a medalha de bronze na etapa do Mundial de triatlo paralímpico, disputada em Yokohama, no Japão, foi conquistada pela atleta paralímpica Jéssica Messali. Essa é a segunda conquista internacional da profissional em 2023. Em março, na cidade de Sarasota, nos EUA, ela foi ouro no Campeonato das Américas.

Após competir no Japão, Messali retomou seus treinos em Portugal e visa as próximas competições. O calendário para o segundo semestre conta com as etapas da WTS Montreal, em julho no Canadá; a WTS Swansea, também em julho no País de Gales; um evento teste em Paris, no mês de agosto na França; e o Mundial de Pontevedra, em setembro na Espanha.

“É muito importante o apoio que o Time São Paulo dá aos atletas. Para mim, especificamente, impactou diretamente na minha performance. O meu esporte é composto por natação, ciclismo e corrida, o que o torna muito caro. Com os recursos financeiros oferecidos, consegui fazer um upgrade nos meus equipamentos, fazer todos os testes, training camp e investir em tecnologias que não tinha antes”, destacou. “Estou me dedicando para que eu consiga levar outras medalhas para a minha equipe, meus apoiadores, o Time São Paulo e para todos os brasileiros”, finaliza.

A atleta está em terceiro lugar no ranking mundial da modalidade pelo segundo ano consecutivo e busca a classificação para os Jogos Paralímpicos de Verão de 2024, em Paris, na França. Se conseguir a vaga, Paris 2024 será a segunda Olimpíada da esportista, que ficou com o 4º lugar em Tóquio 2020.

“O Time São Paulo é um dos investimentos mais importantes da Secretaria. Incentivar o esporte paralímpico é um dos pilares essenciais para a inclusão das pessoas com deficiência à sociedade”, afirma o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Time São Paulo
O Time São Paulo Paralímpico 2023 foi criado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. São R$ 6 milhões direcionados a 107 paratletas de 14 modalidades representando o Estado e o País em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano, além dos Jogos ParaPan-Americanos de Santiago (Chile), em novembro, nas modalidades de atletismo, bocha, canoagem, ciclismo, esqui cross country (esportes na neve), goalball, halterofilismo, judô, natação, remo, taekwondo, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado. O projeto é resultado de uma parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e, com o apoio estadual, os atletas evoluíram tecnicamente, superaram metas, quebraram recordes e garantiram boas posições nos quadros de medalhas nas competições.