Aula Aberta de Moda Inclusiva chega a capital regional da confecção, Morro Agudo

No dia 9 de março, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do programa Moda Inclusiva, promoveu uma aula aberta sobre moda inclusiva no município […]

março - 2020
Imagem: todos os presentes na aula aberta posam para foto com Secretária Célia Leão, prefeito de Morro Agudo e Andreia Miron, professora de Moda

No dia 9 de março, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do programa Moda Inclusiva, promoveu uma aula aberta sobre moda inclusiva no município de Morro Agudo. O evento aconteceu na Associação Comercial e Industrial (ACIMA), no centro da cidade e recebeu mais de 150 participantes.

A Secretária de Estado Célia Leão marcou presença e afirmou em discurso que as ações às pessoas com deficiência devem estar inclusas em todas as áreas. “Elas devem ser transversais e estarem presente no esporte, educação, saúde e na moda também”, ressaltou Célia.

A aula totalmente gratuita instrui sobre a trajetória da moda em aspectos históricos e para a pessoa com deficiência, além disso aproxima o programa Moda Inclusiva para os interessados abordando as perspectivas e particularidades para o público com deficiência com um olhar inclusivo e demonstrando a abertura de mercado para essa área.

O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Morro Agudo. Segundo o Prefeito do munícipio, Vinicius Cruz de Castro, Morro Agudo é a capital regional da confecção e por isso a grande importância de realizar uma ação como essa, além de resultar em mais inclusão. “A inclusão não deve ser pautada, tem que ser a pauta das ações, tem que vir em primeiro lugar”, diz.

Antes e depois da aula, os presentes também podem conferir um showroom com diversas peças versáteis que podem ser usadas por todas as pessoas, com ou sem deficiência.

MODA INCLUSIVA

O programa Moda Inclusiva propõe uma reflexão comportamental, estimula alunos, profissionais e o mercado da moda a abordarem o tema.

No último ano, o foco do programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi capacitar o público alvo com cursos gratuitos nos módulos Negócios e Criação, buscando discutir novos conceitos para o segmento, além de expandir a mensagem de moda universal.