Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem atualização dos dados de 2019 na área da educação

Plataforma da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência reúne dados e informações de diversas áreas relacionadas à deficiência

maio - 2020

Com o intuito de possibilitar a indução de políticas públicas, construção de novas ações inclusivas em nível municipal e estadual, e ser referência para pessoas com deficiência, profissionais, ativistas, legisladores e pesquisadores, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP) atualizou os dados da plataforma “Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, com dados da área da educação.

A educação impacta em todas as áreas da vida de uma pessoa. Sendo um direito fundamental a todos, que contribui não só para o desenvolvimento de um país, como também, para o desenvolvimento de cada indivíduo. Uma análise do sistema educacional atual e a busca por melhorias se configura sendo de extrema importância.

Em vista disso, foram inseridas na Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência informações sobre os alunos com deficiência matriculados na Rede Estadual de Educação, tendo dados sobre tipos de deficiência, idade, raça ou cor e gênero. É possível ainda, fazer consulta por município do Estado de SP e também ter acesso ao número de alunos com deficiência matriculados e que frequentam salas de recursos.

Os dados apontam que 1,54% do total de alunos matriculados são alunos com deficiência, a maior parte com deficiência intelectual ou autismo.

Além disso, a plataforma conta com informações sobre o Ensino Superior inclusivo, contendo número de discentes e docentes, dados por tipo de deficiência, faixa etária, gênero, raça ou cor, tipo de vínculo do estudante, grau e tipo de instituição de ensino, análise por atividade e bolsa extracurricular, ranque de matrículas por município, entre outros.

Os estudantes com deficiência representam 0,46% dos estudantes matriculados em instituições de Ensino Superior no Estado. Os cursos que têm mais estudantes matriculados são Direito (1267 estudantes), Administração (792 estudantes) e Psicologia (655 estudantes).

Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Criada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a plataforma da “Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência” reúne em um sistema de BI – Business Intelligence, os dados censitários e informações relacionadas à pessoa com deficiência.

Os dados são organizados em áreas de educação, saúde, emprego e renda, desenvolvimento social e esporte, utilizados como instrumento para a indução de políticas públicas, construção de novas ações inclusivas em nível municipal e estadual, sendo referência para pesquisadores e profissionais e pode ser acessado pelo site: http://basededados.sedpcd.sp.gov.br/