Bebedouro e região recebem encontro regional “Inclusão Mais Perto” para debate de políticas públicas às pessoas com deficiência
Evento reuniu cerca de 100 pessoas e abordou a temática da pessoa com deficiência e o diálogo entre estado e municípios
Nesta sexta-feira (08) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o encontro regional “Inclusão Mais Perto”, com representantes de Bebedouro e região, totalizando 25 municípios. O evento presencial aconteceu no Bebedouro Clube, em parceria com a Prefeitura do município e com o Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (CODEVAR), e reuniu cerca de 100 pessoas.
O encontro teve como propósito levar informações sobre as pessoas com deficiência e apresentar políticas públicas aos municípios de Bebedouro, Altair, Barretos, Cajobi, Cândido Rodrigues, Colina, Colômbia, Embaúba, Fernando Prestes, Guaíra, Guaraci, Icém, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Santa Adélia, Severínia, Tabapuã, Taiaçu, Taiuva, Taquaral, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto, além de abordar os programas do Estado com foco nas pessoas com deficiência em áreas de saúde, segurança, esporte, cultura, reabilitação e emprego.
“Só aqui na região existem mais de 37 mil pessoas com deficiência, destas 20,7 mil são mulheres e estamos aqui para apresentar ações do Governo de São Paulo para esse público”, ressaltou a Secretária Célia Leão.
Também foram apresentados, durante o “Inclusão Mais Perto”, dados quantitativos estratégicos sobre a região, visando à implantação de mais ações de inclusão nos municípios.
“É uma orientação do Governador do Estado de São Paulo, João Doria, que todas as pessoas sejam atendidas, de forma que possam obter seus direitos de forma digna”, declarou Célia Leão.
Durante o evento presencial e acessível, com intérprete de libras, estiveram presentes os prefeitos e representantes de cada munícipio.
Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededados.sedpcd.sp.gov.br), Bebedouro e região somam mais de 37 mil pessoas com deficiência.