Campinas recebe lançamento regional do Programa “TODAS in-Rede”

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência firmou a parceria com o município durante live com mais de 200 espectadores

agosto - 2020

Nesta terça (25), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) lançou no município de Campinas o programa TODAS in-Rede. A prefeitura do município e a pasta firmaram parceria e assinatura de Protocolo de Intenções por meio de live transmitida nas redes sociais do InclusãoSP.

A live, acessível com intérprete de libras e legendas, contou com mais de 200 participantes. Marcaram presença a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, e o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette. As autoridades Eliane Jocelaine, Secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Maria Taranto, Delegada da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas e Silvia Chakian, Promotora de Justiça MPSP, além da intérprete de Libras Nara Oliveira, também estiveram presentes para debater o tema relacionado às mulheres com deficiência.

“Agradeço a todos e todas que estão conosco, as entidades, associações, instituições, pessoas com deficiência, mulheres, redes de apoio e, principalmente, as mulheres com deficiência que fazem esse programa acontecer. Estamos entrando com esse programa, nesse momento de pandemia, para garantir a vida. Lançar esse programa é cuidar da vida de milhares de mulheres com deficiência.”, discursou a Secretária Célia Leão durante cerimônia, afirmando o objetivo do Governo de São Paulo para um Estado mais inclusivo.

Junto com a adesão ao programa, o município recebeu vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e Curso de Libras de ensino à distância (EaD), além de divulgar no município as campanhas educativas do TODAS in-Rede.

O prefeito Jonas Donizette reafirmou a importância do programa para todas as mulheres com deficiência do Estado de São Paulo e do município, “Hoje estamos celebrando aqui a vida em sua plenitude, sem correntes, sem medo, sendo respeitada. O objetivo da nossa parceria é a promoção do empoderamento das mulheres com deficiência, melhorando sua qualidade de vida.”, completou.

TODAS in-Rede

O programa TODAS in-Rede da SEDPcD visa o empoderamento das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, buscando a autonomia dessas mulheres em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Com as ações previstas no programa, está sendo constituída uma rede virtual de mulheres com deficiência, de forma a retirá-las da invisibilidade de anos, buscando romper o ciclo histórico de exclusão social.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site (https://www.todasinrede.sp.gov.br)