Voltar para lista de notícias

Catanduva recebe lançamento regional do programa “TODAS in-Rede”

O município recebe vagas para cursos de capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher e libras EaD, entre outras ações

janeiro - 2021

Nesta terça-feira (26), a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o lançamento regional do programa TODAS in-Rede no município de Catanduva. A prefeitura do município e a pasta firmaram parceria e assinatura de Protocolo de Intenções durante live transmitida nas redes sociais da Secretaria,  InclusãoSP.

A transmissão, acessível com intérprete de libras e legendas, contou com mais de 200 espectadores. Além da Secretária Célia Leão, participaram do evento online o vereador de Catanduva, Alan Figueiredo Marçal, representando o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, a funcionária do setor de inclusão de Catanduva, Ana Zelia Barbosa, a Coordenadora da Comissão do Direito do Idoso e da Pessoa com Deficiência da OAB Catanduva, Maria Júlia Martani, a Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Dra. Jamila Ferrari e a intérprete de libras Nara Oliveira.

“O programa do Governo do Estado de São Paulo pensa nas mulheres como um todo, mas especialmente nas mulheres com deficiência”, ressaltou a Secretária Célia Leão.

Ela frisou a importância de levar ações para todas as regiões, “quando falamos de inclusão, falamos de acessibilidade e vamos levar essa inclusão não só para a cidade, mas para toda a região”, destacou.

Com a adesão ao programa, o município recebe vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de Catanduva para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e o Curso de Libras de ensino à distância (EaD), além de divulgar no município as campanhas educativas do TODAS in-Rede.

“Já temos um espaço de inclusão grande na cidade, tenho certeza que com a força que a Secretaria está nos proporcionando, aliado a nossa estrutura e a dedicação pela causa, a parceria será maravilhosa”, declarou o vereador de Catanduva, Alan Figueiredo Marçal.

TODAS in-Rede

O programa TODAS in-Rede, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados do IBGE 2010, em São Paulo existem mais de 1.700.000 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, no ano passado, 2019, foram registrados mais de 4 mil boletins de ocorrência, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de SP.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site https://www.todasinrede.sp.gov.br.

Para assistir a transmissão, acesse: https://www.facebook.com/InclusaoSP/videos/.