Voltar para lista de notícias

Crianças e adolescentes poderão se inscrever para curso de Libras gratuito do Governo de SP nas férias

São 40 vagas para crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos na turma ‘Teens’; aulas virtuais acontecem entre janeiro e fevereiro

dezembro - 2023

card ilustrativo com fotografia centralizada de uma mulher adulta e uma criança brancas, uma de frente para a outra, sentadas e conversando em língua de sinais. Legenda em branco na parte inferior: Crianças e adolescentes poderão se inscrever para curso de libras gratuito do Governo de SP nas férias. Logomarca da Secretaria no canto direito superior.A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) vai abrir, na próxima terça-feira (2), as inscrições para o Curso de Libras ‘Teens’, com aulas online e gratuitas para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. A nova turma dispõe de 40 vagas.

As aulas começam dia 4 de janeiro e terminam em 8 de fevereiro, sempre das 14h às 16h – via plataforma Zoom. O conteúdo programático é adaptado para a faixa etária e contempla os seguintes temas: alfabeto manual, cumprimentos, condições climáticas, expressões faciais, sentimentos, números, animais, cores, materiais escolares, calendário, família, localidades, meios de transporte e verbos.

“Ao ressaltar a importância dessa iniciativa, reconhecemos que investir no aprendizado da Libras para esse público é construir pontes sólidas de comunicação e entendimento. A continuação desse projeto, apenas reforça o compromisso desta gestão em proporcionar um futuro mais inclusivo e consciente para todos”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O projeto piloto do Curso de Libras ‘Teens’ ocorreu em junho de 2023. O curso conta com a parceria do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e tem o total de 40 horas, divididas em 30 horas ao vivo pela plataforma Zoom e 10 horas de atividades extras. É necessário o uso de câmera durante as aulas. Para obter o certificado de participação, é preciso ter frequência mínima de 75% das aulas ao vivo, e atingir média final 5,0 ou superior.

A ação tem como objetivo principal ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) a crianças e adolescentes sem deficiência auditiva para que estas estejam habilitadas a se comunicar com as pessoas com deficiência auditiva que vivem no estado de São Paulo, de acordo com os índices da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Contudo, pessoas com deficiência, seja auditiva ou outras, também podem se inscrever.

“O curso Teens tem a intenção de facilitar a comunicação de pessoas surdas em todas as esferas, inclusive nas escolas, que hoje atendem muitos alunos surdos na perspectiva da educação inclusiva. A iniciação precoce de crianças ouvintes na Libras tem o potencial de facilitar a inclusão e proporcionar ambientes mais inclusivos”, explica o coordenador dos cursos de Libras da SEDPcD, Edilson de Andrade.

Curso básico de Libras – Teens
Público-alvo: Crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos
Aulas: às terças e quintas-feiras, ao vivo, das 14h às 16h
Início: 04/01
Término: 08/02
Carga horária: 40 horas
Vagas: 40
Link de inscrição estará disponível no dia 2 de janeiro às 10h no site pessoacomdeficiencia.sp.gov.br