Voltar para lista de notícias

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é marcado por websérie informativa realizada pela Secretaria

Durante os dias 5, 6 e 7 de abril, o público poderá acompanhar a websérie “Autismo: entender para incluir”, que abordará temas relacionados a direitos, educação, saúde e trabalho.

abril - 2021

Nesta sexta-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Data que esclarece questões sobre as pessoas autistas, suas particularidades e seus direitos. Pensando nisso, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência convidou pessoas autistas e especialistas para debaterem sobre os principais temas que envolvem o autismo.

A websérie “Autismo: entender para incluir” acontece nos dias 5, 6 e 7 de abril, por meio das plataformas oficiais do Facebook e Youtube da Secretaria (PessoaComDeficienciaSP), às 18h, com interpretação de libras.

Para a compreensão sobre a importância dessa data, os temas escolhidos para abordagem pela websérie serão direitos, educação, saúde e trabalho, contemplando os avanços e desafios da inclusão.

Cada tema será explorado em um episódio da websérie, que trará também pessoas autistas para darem seus depoimentos e pontos de vista sobre a temática explorada naquele capítulo.

O TEA

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é o termo técnico do DSM-V (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais 5.ª edição) para designar o autismo e suas características, é como os médicos e profissionais da saúde tratam a questão.

O autismo é uma deficiência porque as características pessoais da pessoa autista (dificuldades sensoriais, de relacionamento social e comportamentais) em interação com as barreiras físicas, atitudinais e comunicacionais impostas pela sociedade, impedem uma participação em igualdade de condições com as demais pessoas, exatamente como está definido na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.