Voltar para lista de notícias

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado com apresentação acessível da Banda dos Seguranças do Metrô de São Paulo

A transmissão acessível também contou com depoimentos de lideranças do movimento de pessoas com deficiência, em busca da visibilidade ao tema e à data

setembro - 2020

Nesta segunda-feira, 21 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Com o intuito de celebrar esse momento, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô e o Memorial da América Latina realizaram a transmissão acessível de uma apresentação da Banda dos Seguranças do Metrô.

A ação conjunta foi gravada diretamente do Auditório Simón Bolivar, que fica dentro do complexo do Memorial da América Latina, e transmitida para as páginas do Facebook da Secretaria (/inclusãoSP) e do Metrô de SP (/metrosp).

Além da apresentação musical, lideranças do movimento social das pessoas com deficiência fizeram aparições gravadas com depoimentos sobre a data, afim de dar maior visibilidade ao tema e celebrar as conquistas alcançadas.

“É um dia importante para comemorar, mas sobretudo para reconhecer as milhares de pessoas que ao longo de décadas trabalharam, lutaram e fizeram muito para que nós tivéssemos esse dia de luta com muitas conquistas”, afirmou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, em seu depoimento.

A programação contou com “covers” de músicas nacionais e internacionais de artistas de renome como Bruno Mars, Capital Inicial, Raul Seixas, Chitãozinho e Xororó, Bon Jovi, Queen e outros. Além disso, também estiveram presentes realizando participações especiais o rapper Billy Saga e a cantora Iara Wonder.

Há cinco anos o Metrô de São Paulo realiza eventos em celebração ao dia. A Secretaria participa conjuntamente dessas comemorações que também visam conscientizar sobre a importância da quebra de barreiras e da inclusão plena das pessoas com deficiência na sociedade.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A data foi oficialmente criada pelo Decreto Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada desde os anos 80 por lideranças do segmento. O dia também marca o início da Primavera, estação do ano que foi escolhida como marco para celebrar a luta da pessoa com deficiência.