Voltar para lista de notícias

Educadores físicos podem se inscrever em curso de capacitação paralímpica oferecido pelo Governo do Estado na capital

Formação gratuita promove a prática dos esportes adaptados para a inclusão de estudantes com deficiência

fevereiro - 2024

pessoas estão em grande quadra durante prática de ciclismo, à frente uma mulher de pele negra utiliza camiseta branca com logo do programa, legging preta e tênis. Ela está utilizando uma handbike, ao fundo duas pessoas praticam a modalidade tandem, onde duas pessoas pilotam a mesma bicicletaO Governo de São Paulo está com inscrições abertas para o curso gratuito de capacitação em modalidades paralímpicas voltado a professores e profissionais de educação física. A primeira turma de 2024 ocorrerá de 20 a 23 de fevereiro na zona leste da capital e integra o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, uma iniciativa conjunta das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes que já capacitou 6,6 mil pessoas.

Podem se inscrever professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física, e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações) da capital e Região Metropolitana de São Paulo. São 200 vagas disponíveis para o curso, que tem como principal objetivo fomentar a inclusão ao proporcionar maiores oportunidades de engajamento para alunos com deficiência a partir de esportes adaptados.

“O fomento do esporte paralímpico é mais do que uma missão, é um compromisso desta gestão com a valorização da diversidade e o estímulo ao potencial humano. A prática não só transforma vidas, mas também molda um futuro mais justo e inclusivo para todos”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Os participantes poderão receber capacitação técnica teórica e prática do esporte paralímpico em até oito modalidades: atletismo, badminton, halterofilismo, futebol de cegos, judô, natação, tênis de mesa e voleibol sentado. As aulas serão realizadas de 20 a 23 de fevereiro no CEU Parque Veredas, localizado na rua Daniel Muller, nº 347 – Chácara Dona Olivia, na cidade de São Paulo.

Os interessados podem se inscrever através do site paralimpico.com.br ou presencialmente no local do curso no decorrer das aulas. Os participantes serão certificados ao final da capacitação.

“Estamos felizes em continuar este projeto que fortalece o elo entre potencialidade e oportunidade. Nesta nova etapa, vamos seguir empenhados em criar oportunidades e avançar na construção de um legado de conquistas para todos”, destaca a secretária de Estado de Esportes, coronel Helena Reis.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico
Criado em 2021 através de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa já capacitou 6,6 mil profissionais de educação física em mais de 50 cidades do Estado de São Paulo. Só no ano passado, foram 3,8 mil. Neste ano, o projeto passará por 36 cidades.

Confira a agenda até o momento:
São Paulo – 20/02 a 23/02
Lins – 27/02 a 01/03
Tupã – 05/03 a 08/03
Itaquaquecetuba – 12/03 a 15/03
Campinas – 19/03 a 22/03
Limeira – 02/04 a 05/04
Cotia – 09/04 a 12/04
Santa Fé do Sul – 16/04 a 1904
Osasco – 21/05 a 24/05
Jaboticabal – 04/06 a 07/06
Assis – 25/06 a 28/06