Encontro regional “Inclusão Mais Perto” acontece em Atibaia e região para debate de políticas públicas às pessoas com deficiência

Evento reuniu mais de 100 pessoas e abordou a temática da pessoa com deficiência e o diálogo entre estado e municípios

janeiro - 2022

Nesta quarta-feira (26) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o encontro regional “Inclusão Mais Perto” para representantes de Atibaia e região, totalizando oito municípios. O evento presencial aconteceu no centro de Atibaia e reuniu mais de 100 pessoas.

O encontro teve como propósito levar informações sobre as pessoas com deficiência e apresentar políticas públicas aos municípios de Atibaia, Bragança Paulista, Mairiporã, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis e Vargem. Além de abordar os programas do Estado com foco nas pessoas com deficiência em áreas de saúde, segurança, esporte, cultura, reabilitação e emprego.

“Hoje trouxemos o Inclusão Mais Perto para as mais de 32 mil pessoas com deficiência da região. O Governo de São Paulo, na pessoa do Governador João Doria e do Vice-Governador Rodrigo Garcia, busca sempre pensar e trabalhar os direitos da pessoa com deficiência. Visando vida com dignidade para todos, oferecendo oportunidades e direitos iguais.”, ressaltou a Secretária Célia Leão.

Durante o evento presencial, que seguiu todos os protocolos sanitários como distanciamento e uso de máscaras, e acessível, com intérprete de libras, estiveram presentes os prefeitos e representantes de cada munícipio e também foram apresentados dados quantitativos estratégicos sobre a região, visando à implantação de mais ações de inclusão nos municípios.

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededados.sedpcd.sp.gov.br), as pessoas com deficiência de Atibaia e região somam em aproximadamente 32 mil (estimativa 2021). Desse total, 40% são pessoas com deficiência visual, 28% com deficiência física, 17% deficiência intelectual e 15% com deficiência auditiva. Com maior presença feminina, são mais de 18 mil mulheres com deficiência na região em comparação com os mais de 14 mil homens com deficiência.