Encontro regional “Inclusão Mais Perto” acontece em Santos e região para debate de políticas públicas às pessoas com deficiência

Evento reuniu cerca de 60 pessoas e abordou a temática da pessoa com deficiência e o diálogo entre estado e municípios

maio - 2022

Nesta terça-feira (31) a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou o encontro regional “Inclusão Mais Perto” para representantes de Santos e região, totalizando nove municípios. O evento presencial aconteceu no Palácio José Bonifácio e reuniu cerca de 60 pessoas.

O encontro teve como propósito levar informações sobre as pessoas com deficiência e apresentar políticas públicas aos municípios de Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Cubatão, Guarujá e Bertioga. Além de abordar os programas do Estado com foco nas pessoas com deficiência em áreas de saúde, segurança, esporte, cultura, reabilitação e emprego.

“O nosso Governo de São Paulo nos orienta a sempre estar onde as pessoas estão, apoiando as políticas públicas em todo o estado de São Paulo. Com o Inclusão Mais Perto, a Secretaria tem como objetivo trazer informações, ações e programas para incentivar as prefeituras, as entidades e o público em geral da região na inclusão da pessoa com deficiência”, ressaltou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa.

Durante o evento presencial e acessível, com intérprete de libras, estiveram presentes os prefeitos e representantes de cada munícipio e também foram apresentados dados quantitativos estratégicos sobre a região, visando à implantação de mais ações de inclusão nos municípios. Na ocasião, foram anunciadas entregas do programa Cidade Acessível para a região.

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededados.sedpcd.sp.gov.br), as pessoas com deficiência de Santos e região somam em aproximadamente 150 mil (estimativa 2021). Desse total, 58% são de mulheres com deficiência, mostrando uma maior presença feminina, em comparação com os 42% referentes aos homens com deficiência.