Voltar para lista de notícias

Etec de Santana de Parnaíba recebe palestras sobre os direitos da pessoa com deficiência

Coordenadores de programas da SEDPcD foram convidados pelo Centro de Integração da Cidadania para falar sobre o acesso à educação

maio - 2024

fotografia de evento em grande auditório, secretários e autoridades em palco e público sentado assistindo às palestrasNa última terça-feira (30), ocorreu na Escola Técnica Estadual (Etec) Ermelinda Giannini Teixeira, em Santana de Parnaíba, a palestra “Pessoas com Deficiência e o acesso à educação”, ministrada pela coordenadora do Programa Todas in-Rede, Caroline Reis, e pelo coordenador de Comunicação Acessível da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), Edilson de Andrade. Mais de 480 alunos e professores participaram do evento.

A palestra compôs um cronograma de capacitações em direitos humanos para os alunos e professores da entidade, previstas na parceria entre esta unidade da Etec e o Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Cajamar, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC).

“Estamos construindo um caminho mais acessível para inclusão e criando ambientes educacionais verdadeiramente mais acolhedores para a sociedade, dialogando com a juventude sobre como quebrar a barreira da comunicação na educação”, explica o coordenador dos cursos de Libras da SEDPcD, Edilson de Andrade.

Essa iniciativa faz parte do projeto Educação para Cidadania do CIC, que promove a inclusão de grupos socialmente marginalizados por quaisquer motivos (gênero, raça, renda, deficiências, entre outros) por meio da educação para a cidadania.

Para Caroline Reis, é importante que o projeto seja pautado pela inclusão: “Percebemos o interesse dos próprios jovens no assunto, o que demonstra um reconhecimento crescente da pauta anti-capacitista, especialmente no contexto da mulher com deficiência que tanto necessita da sua rede de apoio”, afirma a coordenadora do programa TODAS in-Rede, Caroline Reis.