Exposição do Museu da Inclusão sobre a força da mulher com síndrome de Down é prorrogada até 9 de julho
Equipamento cultural da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência abriga, desde o início de junho, a exposição inclusiva e interativa “De Dentro para Fora”, de Tathi Piancastelli; entrada é gratuita
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa prorrogou até o dia 9 de julho a exposição “De Dentro para Fora” no Museu da Inclusão, equipamento cultural da pasta. A exposição retrata a força da mulher com síndrome de Down através da história de Tathi Piancastelli, atriz, escritora, empresária, palestrante, digital influencer e ativista brasileira. Desde o início da mostra, já foram recebidos cerca de 500 visitantes.
“Essa é uma exposição marcante que representa luta, superação e visibilidade da pessoa com deficiência, em especial das pessoas com síndrome de Down. Justamente incentivando essa visibilidade, estamos prorrogando o tempo de exibição da mostra para que mais pessoas tenham a oportunidade de visitá-la”, diz o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Pelas lentes da fotógrafa Nila Costa e com curadoria da também fotógrafa Jade Matarazzo, a exposição conta com 18 painéis fotográficos de Tathi Piancastelli em ordem cronológica, destacando a mulher com síndrome de Down tentando emergir, enfrentando os obstáculos e chegando às grandes conquistas: a fase no teatro, escrevendo e protagonizando suas peças, até os dias atuais; e duas obras em acrílicas sobre telas, feitas pelo artista Manu Militão.
“Muitas pessoas ainda acham que alguém com síndrome de Down não pode morar sozinho, ter uma profissão, se casar… Com a minha história eu mostro que sim, podemos! Na exposição as fotos mostram isso, nós também somos capazes e o preconceito não me atinge mais”, disse Tathi Piancastelli na abertura de sua exposição, que ocorreu em 1º de junho.
A mostra é inclusiva e interativa, totalmente acessível, com vídeos e imagens para que todas as pessoas, com ou sem deficiência, possam interagir e expressar seus sentimentos através das sensações causadas pelas obras. “De Dentro para Fora” reforça, através da arte, a importância da inclusão sob o ponto de vista de quem enfrenta os desafios do dia a dia com perseverança e dedicação.
A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Museu da Inclusão
O Museu da Inclusão é um equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Trata da narrativa da luta da pessoa com deficiência, retratando a busca incessante pela inclusão e pela independência desse público. Além de exposições, o Museu também é palco de estudos, debates, simpósios, seminários, cursos, rodas de conversa e palestras.
Serviço
Exposição “De Dentro para Fora”, em São Paulo/SP
Data: Até 09 de julho/2023
Local: Museu da Inclusão – Av. Mário de Andrade, 564, portão 10 – Barra Funda, São Paulo/SP
Funcionamento do Museu: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Entrada gratuita