Voltar para lista de notícias

Exposição sobre a força da mulher com síndrome de Down encerra temporada no Museu da Inclusão

Equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com deficiência se prepara para receber nova mostra; exposição “De Dentro para Fora” ficou em exibição de 2 de junho a 3 de agosto e recebeu 1,6 mil visitantes

agosto - 2023

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa realizou, nesta quinta-feira (3), uma cerimônia de encerramento da exposição “De Dentro para Fora” no Museu da Inclusão, equipamento cultural da pasta. A exposição retratou a força da mulher com síndrome de Down através da história de Tathi Piancastelli, atriz, escritora, empresária, palestrante, digital influencer e ativista brasileira. Desde o início da mostra, em 2 de junho, mais de 1,6 mil pessoas marcaram presença.

Estavam presentes na cerimônia a secretária-executiva de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Claudia Carletto, o coordenador do Eixo Cultura, Cassio Rodrigo, a modelo e inspiração para a exposição, Tathi Piancastelli, a fotógrafa da exposição, Nila Costa, e Pedro Henrique Andrade Lali, conhecido como “DJ Pedrão”, o primeiro DJ com síndrome de Down do Vale do Paraíba. Também participaram da cerimônia alunos com e sem deficiência da EMEF Garcia D’Ávila.

A exposição apresentou, pelas lentes da fotógrafa Nila Costa e com curadoria da também fotógrafa Jade Matarazzo, 18 painéis fotográficos de Tathi Piancastelli em ordem cronológica, destacando a mulher com síndrome de Down tentando emergir, enfrentando os obstáculos e chegando às grandes conquistas: a fase no teatro, escrevendo e protagonizando suas peças, até os dias atuais; e duas obras em acrílicas sobre telas, feitas pelo artista Manu Militão.

A mostra foi inclusiva e interativa, totalmente acessível, com vídeos e imagens para que todas as pessoas, com ou sem deficiência, interagissem e expressassem seus sentimentos através das sensações causadas pelas obras. “De Dentro para Fora” reforça, através da arte, a importância da inclusão sob o ponto de vista de quem enfrenta os desafios do dia a dia com perseverança e dedicação.

O Museu da Inclusão agora se prepara para receber uma nova exposição. Enquanto isso, permanece aberto para visitant3es de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, com a exposição “Pessoas com Deficiência: Lutas, Direitos e Conquistas”, organizada em 5 módulos: Direitos para Quem?, Direitos e suas Trajetórias, Direito a ter Direitos, Direito à Memória e Futuro dos Direitos.

O tema desta mostra aborda como a noção de direitos humanos compreende o entendimento de que todas as pessoas possuem direitos fundamentais que devem assegurar a dignidade, a liberdade e a equidade. A exibição traz diversos recursos de acessibilidade que permitem uma experiência completa para todas as pessoas de forma acessível e inclusiva. A entrada é gratuita.