Voltar para lista de notícias

Governo de São Paulo abre inscrições para Curso de Aprimoramento em Orientação e Mobilidade

Iniciativa, totalmente gratuita, tem como objetivo apresentar as principais técnicas empregadas em Orientação e Mobilidade no processo de reabilitação visual, entre outros.

novembro - 2022

Com o intuito de contribuir com a reabilitação de pessoas com deficiência visual do estado de São Paulo, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro – Jardim Humaitá, abre inscrições para o curso de Aprimoramento em Orientação e Mobilidade.

A iniciativa é totalmente gratuita e destinada aos profissionais de nível superior das áreas da saúde, educação e assistência social que atuam em serviços de reabilitação de pessoas com deficiência visual e que residam no estado de São Paulo.

O curso visa apresentar o panorama e os conceitos relacionados à deficiência visual, abordagem e avaliação específica em Orientação e Mobilidade, panorama do trabalho interdisciplinar em reabilitação visual, principais técnicas empregadas no processo de reabilitação visual e entre outros.

O conteúdo das aulas é dividido em dois módulos. O teórico conta com carga horária de 40 horas, 16 encontros síncronos de 2h30 de duração cada, 1 aula semanal, das 19h às 21h30, no formato on-line via Microsoft Teams. A previsão de início é em fevereiro de 2023 e término em maio de 2023.

Já o módulo prático possui carga horária de 80 horas, 10 encontros de 8h de duração cada, de 2 a 3 encontros mensais aos sábados, das 8h às 17h, no formato presencial no Serviço de Reabilitação Lucy Montoro – Jardim Humaitá. A previsão de início é em junho de 2023 e término em de outubro de 2023.

Será concedido certificado ao participante aprovado nas avaliações dos módulos (teórico e prático), com nota mínima para aprovação 7 (sete), e que cumprir, ao menos, 75% das atividades síncronas. Para participar do módulo prático, é necessário ser aprovado no módulo teórico. Após preencher a inscrição por meio do link: https://bit.ly/Curso_Apri_OM , os interessados devem enviar currículo atualizado do participante, diploma, CPF, comprovante de residência e documento comprovando ligação a centro de reabilitação e carta de apresentação (opcional) para o e-mail cursos@lmhumaita.spdm.org.br até o dia 30 de dezembro. As vagas são limitadas.

Serviço

Curso de Aprimoramento em Orientação e Mobilidade
Público-alvo: profissionais de nível superior das áreas da saúde, educação e assistência social que atuam em serviços de reabilitação de pessoas com deficiência visual
Previsão de início: 02/2023 | Formato: on-line, via Microsoft Teams.
Horário: 19h às 21h30.
Inscrições: https://bit.ly/Curso_Apri_OM