Voltar para lista de notícias

Governo de São Paulo forma primeira turma do Curso de Libras voltado aos profissionais da saúde

O curso visa o atendimento e inclusão da população surda que utiliza os serviços públicos na área da saúde

abril - 2022

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em uma parceria inédita com a Secretaria de Saúde, formou a primeira turma do Curso Básico de Libras voltado às equipes que atuam nos estabelecimentos de saúde sob gestão do Estado. Iniciada em março, a primeira turma do curso contemplou 40 profissionais ligados ao Departamento Regional de Saúde 17, região de Taubaté.

O curso, totalmente gratuito com carga horária de 40h, visa oferecer aos profissionais de saúde o conhecimento básico da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, para capacitar e proporcionar um atendimento mais humanizado à população surda que utiliza essa língua para comunicação e que faz uso dos equipamentos estaduais de saúde, oferecendo acessibilidade e inclusão nesses espaços.

Ao ampliar a rede de interação entre as pessoas com deficiência auditiva e os profissionais de saúde promovemos a inclusão desse público. Em breve, mais turmas para a rede de saúde serão abertas.

Curso de Libras
Atualmente, vivem quase 500 mil pessoas com deficiência auditiva no estado de São Paulo, de acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Na atual gestão, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência abriu mais de 200 turmas do Curso de Libras com mais de 25 mil alunos inscritos.