Voltar para lista de notícias

Governo de São Paulo marca presença na Casa Brasil Paralímpico, nos Jogos Parapan-Americanos

Por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Governo de SP apresenta, hoje (22), programas e ações estaduais voltados às pessoas com deficiência

novembro - 2023

fachada da Casa Brasil Paralímpico com detalhes em madeira e placas em tons de azul e verdeO Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), marca presença nesta quarta-feira (22) na Casa Brasil Paralímpico, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em Santiago, no Chile. O dia reunirá autoridades locais e dos países participantes dos Jogos Parapan-Americanos, e contará com a presença de representantes do governo de São Paulo através dos secretários estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, que apresentarão ao público presente os programas e ações estaduais voltados às pessoas com deficiência.

A Casa Brasil foi aberta ao público às 13h. No início da noite, os secretários Marcos da Costa e Lucas Ferraz, na presença do presidente do CPB, Mizael Conrado, e acompanhados de atletas do Time São Paulo Paralímpico que competem no Parapan, apresentam ao público presente vídeos dos programas e ações do Governo do Estado de São Paulo voltados às pessoas com deficiência. Os vídeos serão disponibilizados em português, inglês e espanhol, com intérpretes da Língua de Sinais e legendas para cada idioma. Confira os vídeos clicando aqui.

“Em São Paulo, nossa missão é construir um Estado onde todos tenham oportunidades iguais. Estamos comprometidos em garantir a plena inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência. Com políticas abrangentes, infraestrutura adaptada e programas inovadores, nos empenhamos cada vez mais no aprimoramento e desenvolvimento de políticas públicas e ambientes para que cada cidadão paulista possa prosperar, contribuir e ser parte ativa da sociedade. Juntos, estamos construindo um São Paulo inclusivo, onde as diferenças são celebradas e todos têm espaço para alcançar seus sonhos. E nossa missão, estando aqui no Parapan, é nos reunirmos com autoridades de outros países para que todos conheçam o que fazemos em São Paulo em prol das pessoas com deficiência, a fim de multiplicar essas ações em todo o mundo”, destaca o secretário Marcos da Costa.

As ações a serem apresentadas integram as áreas de trabalho, turismo, esporte, assistência social, educação, saúde, segurança pública, saúde, cultura, habitação e transporte.

“É um imenso prazer estar aqui nos Jogos Parapan-Americanos representando o Governo do Estado de São Paulo e torcendo por nossos atletas do Time SP. A Casa Brasil nos da a oportunidade de interagir com empresários e autoridades, realizar encontros bilaterais e também a chance de divulgar os projetos de São Paulo e atrair investimentos para o nosso Estado”, comenta o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz.

A Casa Brasil Paralímpico fica no Parque Aracauano, no bairro de Las Condes – um dos mais conhecidos da capital chilena, e tem reunido torcedores, atletas, autoridades e celebridades durante os Jogos Parapan-Americanos com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento esportivo entre todos os países. O espaço tem capacidade para 500 pessoas e é totalmente acessível para pessoas com deficiência, enaltecendo o Brasil com programação diária e diversificada que valorizam o Movimento Paralímpico.

“Estamos em Santiago com nossos melhores atletas, para fazer história mais uma vez. A Casa Brasil é um hub para celebrarmos nossas centenas de medalhas com nosso público, receber a imprensa, amigos, patrocinadores, e reunir as pessoas em torno da causa paralímpica, e divulgar o potencial e engajamento da cidade e do Estado de São Paulo na inclusão das pessoas com deficiência na sociedade por intermédio do esporte”, destaca Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e bicampeão paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008).

A Casa Brasil conta, também, com o Espaço Cidade de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). O objetivo é posicionar a cidade de São Paulo como uma cidade inclusiva, sustentável e inovadora através de ações que dão visibilidade aos projetos realizados por diversas secretarias municipais, como Cultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Turismo, Educação, Esportes, Verde e Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Relações Internacionais, que está à frente da governança do projeto.

“Acreditamos que o paradesporto é uma ferramenta verdadeiramente transformadora no desenvolvimento das pessoas com deficiência, e essa crença se fortalece ainda mais com a nossa participação nos jogos Parapan-Americanos de 2023. É uma alegria imensa participar deste momento histórico para a cidade de São Paulo, a capital da inclusão, onde teremos um espaço que contará com diversas ativações, investimentos significativos e o reconhecimento do protagonismo das pessoas com deficiência”, reforça a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.