Governo de SP abre inscrições para workshop com empresas de Itapeva para fomentar a contratação de pessoas com deficiência e incentivar ambientes inclusivos

Iniciativa integra o programa Meu Emprego Inclusivo, das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico, e visa promover não só a contratação de pessoas com deficiência, mas a seleção inclusiva e a abordagem adequada a este público nas entrevistas de emprego

maio - 2023

O Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico, abre, nesta sexta-feira (5), inscrições para um workshop com empresas de Itapeva com o objetivo de orientar quanto à contratação de pessoas com deficiência e incentivar ambientes mais inclusivos. As inscrições ficam abertas até 11 de maio e o encontro acontece em 12 de maio, na Câmara Municipal da cidade, com o apoio da Prefeitura de Itapeva.

“Nosso objetivo é incentivar as empresas para que cumpram a Lei Federal de Cotas e contratem pessoas com deficiência. Toda a didática do workshop está ancorada na metodologia do Emprego Apoiado e a troca de informações é importante para que as empresas adequem seus processos a partir da abordagem ideal ao profissional com deficiência”, destaca o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

A ação integra o programa Meu Emprego Inclusivo, que promove a inclusão, permanência e o desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Além de apresentar o programa para as empresas, o workshop abordará os temas de processos inclusivos, entrevistas e acolhimento, levando dicas de como as empresas podem realizar seus processos seletivos.

O Estado de São Paulo conta com 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEI) que, além de oferecerem cursos gratuitos de qualificação técnica e empreendedora, fazem busca ativa de candidatos com deficiência buscando inserção profissional, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós-contratação. O PEI de Itapeva foi o 19º município a aderir ao programa.

De acordo com dados atualizados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no município de Itapeva são mais de 24,2 mil pessoas com deficiência em idade produtiva (de 16 a 59 anos) para o trabalho.

Saiba mais em: http://empregoinclusivo.sp.gov.br/

Workshop com Empresas – Itapeva
Data e horário: 12 de maio, das 14h às 17h
Local: Câmara Municipal de Itapeva (Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Europa – Itapeva -SP)