Governo de SP entrega Academia Adaptada para pessoas com deficiência de Itupeva

Com foco na inclusão da pessoa com deficiência por meio do esporte e melhoria da qualidade de vida, ação faz parte do programa Cidade Acessível

maio - 2022

Nessa sexta-feira, 27 de maio, o Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou a entrega de Academia Adaptada para pessoas com deficiência do município de Itupeva.

A Academia fica localizada no Parque da Cidade na Av. Emílio Chechinato, 706 – Jd. Samambaia – Itupeva.

Os equipamentos são práticos, funcionais e versáteis, além do fácil acesso com segurança com biomecânica que oferecem conforto ao usuário.

Ação parte do programa Cidade Acessível, a Academia Adaptada promove a inclusão por meio do esporte a melhoria da qualidade de vida. Os aparelhos estão localizados espaços públicos e podem ser acessados livremente.

De acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Itupeva há mais de 3,7 mil pessoas com deficiência. Dessas, cerca de mil são pessoas com deficiência física.

Cidade Acessível

Com um investimento de mais de R$ 340 milhões, o Cidade Acessível é um programa desenvolvido por meio da parceria entre as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional que prevê investimentos nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, de forma que os municípios paulistas tornem-se mais inclusivos.

Os recursos serão aplicados em novos projetos de academias adaptadas e na aquisição de equipamentos como cadeiras anfíbias para acesso de pessoas com deficiência ao mar e cadeiras de trilha adaptadas, além de kits de acessibilidade. O programa também prevê a realização de convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e os municípios para serviços de acessibilidade e adequação de calçadas.