Governo de SP entrega equipamentos de acessibilidade para Mendonça

Ações e equipamentos do programa Cidade Acessível tem como objetivo oferecer acessibilidade e melhoria da qualidade de vida para as mais de 400 pessoas com deficiência do município

junho - 2022

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou a entrega de Playground Adaptado, Academia Adaptada e Cadeiras Anfíbias do programa Cidade Acessível no município de Mendonça.

Esses equipamentos que visam a melhoria da qualidade de vida e acessibilidade das mais de 400 pessoas com deficiência de Mendonça.

As crianças com e sem deficiência podem conferir o Playgrond Adaptado que foi instalado na Praça Antonio Papalardo. Como: Balanço Adaptado Simples, balanço adaptado vai-vem em nível e um carrossel adaptado – gira-gira 4 lugares.

Ao lado do Playground, foi instalada a Academia Adaptada com supino, twist, tríceps, abdominal, puxada alta e o bíceps. O uso dos aparelhos contribui para melhorar a autoestima e a capacidade física, assim como apresenta ganhos em autonomia, postura, mobilidade e independência para a pessoa com deficiência.

Além disso, na prainha de Mendonça, pessoas com deficiência física podem acessar o mar por meio das cadeiras anfíbias, que contém pneus especiais desenvolvidas para o passeio na areia e que não afundam dentro da água possibilitando o acesso ao banho de mar de maneira segura e confortável.

Cidade Acessível

Com um investimento de mais de R$ 340 milhões, o Cidade Acessível é um programa desenvolvido por meio da parceria entre as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional que prevê investimentos nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, de forma que os municípios paulistas tornem-se mais inclusivos.

Os recursos serão aplicados em novos projetos de academias adaptadas e na aquisição de equipamentos como cadeiras anfíbias para acesso de pessoas com deficiência ao mar e cadeiras de trilha adaptadas, além de kits de acessibilidade. O programa também prevê a realização de convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e os municípios para serviços de acessibilidade e adequação de calçadas.