Voltar para lista de notícias

Governo de SP inaugura Polo de Empregabilidade Inclusiva e Centro de Informação à Pessoa com deficiência na estação do metrô Palmeiras – Barra Funda

Pessoas com deficiência terão atendimentos personalizados e acessíveis e poderão fazer entrevistas de emprego, se inscrever para cursos de qualificação, fazer reparos em cadeira de rodas e bengalas e buscar informações sobre seus direitos.

dezembro - 2021

Hoje (1), os Secretários de Estado Célia Leão (Direitos da Pessoa com Deficiência), Paulo José Galli (Transportes Metropolitanos) e o Diretor-Presidente Silvani Pereira (Metrô de São Paulo) inauguraram o novo Centro de Informação à Pessoa com Deficiência e o novo Polo de Empregabilidade Inclusiva na estação do metrô Palmeiras – Barra Funda. A cerimônia contou com a presença de 65 pessoas.

O evento acontece em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro. Durante o lançamento, a Secretária Célia Leão salientou a importância das ações na estação do metrô, “todas as pessoas com deficiência que passarem pela estação e quiserem apoio para entrar no mercado do trabalho, ter informações sobre seus direitos, fazer pequenos reparos e consertos de cadeira de rodas, o nosso Centro de Informação e PEI estarão de portas abertas para recebe-los. Em nome do Governo de São Paulo e do Governador João Doria, atendemos aqueles que são mais vulneráveis e que fazem uso do metrô, essa ação é para todos”, completou.

O Centro de Informação à Pessoa com Deficiência e Polo de Empregabilidade Inclusiva é fruto da parceria entre as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Transportes Metropolitanos e da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô-SP, que oferece atendimentos personalizados, como pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas, fornecimento de informações sobre os direitos das pessoas com deficiência, além de realizar atendimento personalizado para comunicação em Libras. Em 2020, foi lançado o primeiro Centro de Informação dentro da estação do metrô Tatuapé.

“Somos um Governo inclusivo, não podemos deixar ações importantes como essa, às pessoas com deficiência, de lado. Um trabalho traz dignidade e autoestima às pessoas e é o que estamos dando oportunidade aqui”, complementou o Secretário Paulo José Galli.

Já o Polo de Empregabilidade Inclusiva, que está integrado ao programa estadual Meu Emprego Inclusivo (https://empregoinclusivo.sp.gov.br), tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Nele, as pessoas com deficiência poderão tirar dúvidas sobre vagas de emprego, realizar entrevistas iniciais de emprego, cadastrar seu currículo, agendamento para o laudo caracterizador para o emprego e se inscrever para cursos de qualificação profissional.

Em parceria com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo, o PEI realiza a emissão do laudo caracterizador, documento que traz indicativos essenciais para ampliar o olhar das empresas a respeito das capacidades laborais do indivíduo.

Segundo o Diretor-Presidente do Metrô, Silvani Pereira, o espaço é muito importante e traz ainda mais inclusão dentro da Companhia do Metropolitano paulista. “Colaborar com esse espaço significa muito para nós. Estamos sempre redirecionando todos os nossos esforços priorizando a acessibilidade e temos trabalhado para que o Metrô seja sempre acessível às pessoas com deficiência”, disse.

O espaço fica localizado na Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 119 -Barra Funda/SP (Estação do metrô Palmeiras- Barra Funda) e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.

Fotos do lançamento: Flickr