Voltar para lista de notícias

Governo de SP inicia curso de capacitação em modalidades paralímpicas em Arujá

São 200 vagas destinadas a professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas; iniciativa é gratuita

novembro - 2023
Professor e alunos durante aula prática. Eles estão em pista de atletismo, um deles está vendado e pulando com os braços pro alto.

Alunos e professor durante aula prática, um deles está vendado e dando um salto com os braços para cima.

O Governo de São Paulo deu início, nesta terça-feira (28), às aulas do curso do Programa de Desenvolvimento Paralímpico em Arujá. A iniciativa gratuita das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes disponibiliza 200 vagas para professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas para que sejam capacitados tecnicamente em modalidades paralímpicas, voltadas às pessoas com deficiência.

Durante os quatro dias do programa na cidade, os alunos receberão capacitação técnica teórica e prática do esporte paralímpico em até oito modalidades: atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado. As aulas acontecem até 1º de dezembro no Clube União Arujá – Av. Amazonas, 899 – Jardim Renata.

As inscrições podem ser feitas pelo site paralimpico.com.br e presencialmente no local das aulas até o último dia de curso, sendo que o participante será capacitado apenas nas modalidades em que se inscrever.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico
Criado em 2021 através de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa fomenta e incentiva o esporte paralímpico através da capacitação técnica de professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.

Já foram capacitados quase 6,3 mil participantes, de mais de 300 municípios, em 67 etapas realizadas no Estado de São Paulo. Atualmente em sua terceira fase, o projeto foi ampliado e já passou por 53 cidades.