Voltar para lista de notícias

Governo de SP lança ações de inclusão para empregabilidade e segurança em Ribeirão Preto

As iniciativas vão levar ações essenciais para as mais de 49 mil pessoas com deficiência da cidade

fevereiro - 2022

No último sábado (05), o Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência inaugura na cidade de Ribeirão Preto, o Centro de Apoio Técnico para Atendimento às Pessoas com Deficiência na Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher e o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI).

Os anúncios e descerramento de placas foram realizados pelo Governador do Estado de São Paulo, João Doria, e pela Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

A Secretária Célia Leão destacou a importância das duas ações, “como quer e orienta o Governador João Doria e o vice-governador Rodrigo Garcia, levar o PEI e o Centro de Apoio para as cidades do estado de São Paulo é levar igualdade de oportunidades a todas as pessoas com deficiência”.

As duas ações levam inclusão e acessibilidade por meio de atendimentos especializados à região. Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br) na cidade de Ribeirão Preto há mais de 49 mil pessoas com algum tipo de deficiência (estimativa 2021).

O Governador João Doria ressaltou, “esse Governo é municipalista e onde tem gente, tem nosso Governo e nossas ações, inclusive para as pessoas com deficiência”.

O Centro de Apoio Técnico é realizado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e seu espaço tem como objetivo promover atendimento especializado pensando nas particularidades do público com deficiência de Ribeirão Preto e região.

A equipe será formada por psicóloga, assistente social e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A gestão do Centro de Apoio Técnico para atendimento à Pessoa com Deficiência será realizada pelo Instituto Jô Clemente (IJC).

Com sistema diferenciado, os profissionais envolvidos darão apoio aos policiais no atendimento às pessoas com deficiência que irão à Delegacia por algum tipo de ocorrência. Segunda a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Ribeirão Preto vivem mais de 49 mil pessoas com algum tipo de deficiência. A Base também mostra que entre janeiro de 2020 e setembro de 2021, foram registrados 153 boletins de ocorrência envolvendo pessoas com deficiência.

O Centro de Apoio Técnico funcionará de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h e iniciará os atendimentos na Av. Costábile Romano, 3230 – Nova Ribeirânia, Ribeirão Preto – SP, a partir de 07 de fevereiro.

Este é o terceiro Centro implantado em Delegacias de São Paulo, o primeiro fica na capital.

Empregabilidade

Na ocasião também foi lançado o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), ação realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O PEI integra o programa Meu Emprego Inclusivo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.

O Polo, que funcionará a partir de março na Avenida Dr. Francisco Junqueira, 2625, Jardim Macedo – Ribeirão Preto, visa a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio de ações de busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós inclusão. A operação será realizada pela Associação RIBDOWN.

De acordo com os dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), em 2021, dos empregados incluídos no mercado formal de trabalho na região, apenas 0,29% tinham alguma deficiência.