Voltar para lista de notícias

Governo de SP promove a proteção da pessoa com deficiência, inaugurando Centro de Apoio Técnico em Santos

Equipamento é o 4º entregue e vai atender a região com equipe multidisciplinar

dezembro - 2022

Nessa quinta-feira, 8, foi inaugurado o Centro de Apoio Técnico (CAT) para atendimento especializado de pessoas com deficiência na 7ª Delegacia de Polícia de Santos. A ação é uma realização do Governo de SP, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Segurança Pública com gestão pelo Instituto Jô Clemente (IJC).

O evento contou com as presenças da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa; da vice-prefeita de Santos, Renata Costa Bravo; do Delegado de Polícia Diretor do Deinter-6, Gaetano Vergine; entre outras autoridades.

O CAT possui uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com a Secretária Aracelia Costa “uma barreira para a subnotificação dos casos de violência sofrida pelas pessoas com deficiência é a falta de acessibilidade, seja arquitetônica ou comunicacional. Com a criação deste Centro, eliminaremos estas barreiras”.

O Centro de Apoio Técnico funcionará de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Denúncias também podem ser feitas pelo telefone 181 (ligação gratuita) ou pelo Disque 100 (para violação de direitos humanos).

A inauguração do CAT faz parte de uma agenda de entregas da Secretaria em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03 de dezembro).

Desde 2018 a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência mantém o Centro de Apoio Técnico da 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência/SP, em São Paulo, com gestão do IJC/SP. Já em 2021, foram inaugurados novos CATs em Campinas e Ribeirão Preto.

Serviço
Atendimento: segunda a sexta-feira – das 12h às 18h
Local: 7ª Delegacia de Polícia de Santos
Endereço: Rua Dr. Assis Corrêa, 50 – Gonzaga, Santos – SP.
Telefone: (13) 3284-3086
Whatsapp: (11) 99918-8167 – acessível em libras