Voltar para lista de notícias

Governo de SP promove Virada Inclusiva em dezembro, com programação acessível para pessoas com deficiência

Iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência reúne municípios, entidades, instituições e sociedade civil para atividades inclusivas culturais, esportivas e de lazer em todo o estado

dezembro - 2023
Mulher branca com síndrome de Down, camiseta branca de manga comprida e saia comprida colorida dança em edição passada da Virada Inclusiva

Participante da Virada Inclusiva em edições anteriores

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) irá promover, de 2 a 10 de dezembro, a edição 2023 da Virada Inclusiva, programa que visa incentivar a participação de pessoas com e sem deficiência, juntas, em ações inclusivas com o apoio de uma rede de parceiros e colaboradores voluntários dos mais diversos setores para atividades culturais, esportivas e de lazer, totalmente inclusivas e acessíveis.

Com o tema “Vozes Unidas, Direitos Iguais!”, a abertura oficial desta edição acontecerá no dia 3 de dezembro às 10h, no Palacete Joaquim Franco de Mello, localizado na Avenida Paulista, nº 1919, na capital de São Paulo, capital. As atividades neste local serão gratuitas e realizadas até às 16h. Serão ofertados serviços de recebimento e encaminhamento de currículos de pessoas com deficiência, atendimento à população por equipes de serviços estaduais, além de apresentações culturais e atrações esportivas.

“A Virada Inclusiva reúne prefeituras, instituições e entidades comprometidas com a inclusão, tornando esta iniciativa um marco significativo em nossa jornada rumo a um estado verdadeiramente inclusiva e igualitária. Através da multiplicidade de atividades culturais, educativas e esportivas oferecidas, a Virada não apenas celebra a diversidade, mas também educa, sensibiliza e inspira. É uma ação que promove a conscientização sobre as capacidades, potenciais e talentos das pessoas com deficiência, além de fomentar a interação e a compreensão entre todos os cidadãos”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

A programação da Virada Inclusiva já conta com a participação de diversos municípios, entidades e instituições, e reúne atividades para pessoas de todas as idades. O público de todo o Estado, com e sem deficiência, poderá participar de oficinas, exposições artísticas, leituras de livros, musicais, espetáculos de dança e canto, orquestras, bate-papos, rodas de conversa, caminhadas, apresentações teatrais, esportes, entre outros.

“De 2 a 10 de dezembro, com as Vozes Unidas dos municípios, entidades e instituições, vamos oferecer Direitos Iguais para pessoas com deficiência através da cultura e do esporte, com exposições, espetáculos, jogos, palestras e mais, tudo pensado para fortalecer a integração e dar visibilidade aos direitos das pessoas com deficiência no Estado de São Paulo”, ressalta o coordenador do eixo Cultura da SEDPcD, Cassio Rodrigo.

Confira a programação completa clicando aqui.