Voltar para lista de notícias

Governo de SP realiza evento on-line de inclusão e permanência da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

A transmissão acessível teve como foco mostrar a inclusão na prática de pessoas com deficiência por meio de casos de sucesso intermediados pelo programa Meu Emprego Inclusivo

abril - 2021

Nesta terça-feira (27), o Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, realizou o evento on-line “Inclusão na Prática”, comemorativo ao Dia do Trabalho, para mais de 150 espectadores. A iniciativa, que teve sua segunda edição, abordou experiências de empresas que já trabalham a inclusão da pessoa com deficiência e contou com a presença das Secretárias de Estado Célia Leão e Patrícia Ellen.

Ao abrir o evento, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, destacou que a inclusão de profissionais com deficiência deve ter como base as competências que apresentam essas pessoas e não suas deficiências. “É com alegria que realizamos este encontro pela segunda vez, trazendo as ações que o Governo de São Paulo realiza em prol à empregabilidade e renda das pessoas com deficiência de São Paulo. As empresas precisam entender que as pessoas com deficiência precisam da oportunidade de entrar no mercado de trabalho e assim deixar de ser ônus para o estado e ser bônus para nação”, afirmou.

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (basededados.sedpcd.sp.gov.br), há mais de 3 milhões de pessoas com deficiência no estado de São Paulo, sendo apenas 0,30% desta população ativa no mercado de trabalho, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021.

Pensando em desmistificar a inclusão desse público pelo ponto de vista das empresas, as Secretarias realizaram o evento trazendo uma apresentação das ações do programa Meu Emprego Inclusivo, que desde o seu lançamento, vem dando possibilidades às pessoas com deficiência de ingressar no mercado de trabalho por meio não só da disponibilização de vagas, mas também da qualificação do profissional.

“A empregabilidade e oportunidade de entrada e permanência no mercado de trabalho é um dos pilares do Governo de São Paulo. O programa Meu Trabalho Inclusivo não é diferente. O Governador João Doria sempre nos orientou para darmos oportunidades a quem mais precisa. É o que estamos fazendo aqui hoje”, destacou a Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

A transmissão on-line, gratuita e acessível, também abordou empregabilidade inclusiva e cases com experiências de empresas que possuem profissionais com deficiência dentro da sua rede de funcionários.

Entre os cases de sucesso apresentados, a analista de recursos humanos da escola bilíngue Pueri Domus Mirian Rocha ressaltou a importância do programa Meu Emprego Inclusivo. “O programa tem feito grande diferença para nós Pueri Domus, porque quando falamos em inclusão, quando buscamos os profissionais com deficiência no mercado de trabalho, temos grandes dificuldades para encontrá-los, recrutá-los e enfim chegar na etapa de contratação. E, a partir do momento que iniciamos a parceria com o programa, todo esse processo seletivo foi mais assertivo”, afirmou Mirian.

Já Thiago Silva, que possui deficiência auditiva e está atualmente empregado na Drogaria São Paulo, ressaltou a importância do programa para ele enquanto profissional. “Eu estava desempregado, distribui uma série de currículos em vários lugares, mas infelizmente não consegui nenhuma oportunidade. Foi aí que eu descobri o Polo de Empregabilidade Inclusivo, levei minha documentação e consegui. Nos primeiros meses eu já estava totalmente adaptado ao meu novo trabalho”, afirmou.

Saiba mais sobre o programa Meu Emprego Inclusivo: http://www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br
Assista o evento na íntegra: https://bit.ly/3sVsPiK