Governo de SP realiza inauguração de Polo de Empregabilidade Inclusiva em Araçatuba

Iniciativa do programa Meu Emprego Inclusivo busca beneficiar a empregabilidade das pessoas com deficiência em idade produtiva da região e oferecer cursos de qualificação profissional

maio - 2022

O Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Prefeitura do município, inaugurou nesta sexta-feira (13), o Polo de Empregabilidade Inclusiva em Araçatuba.

O anúncio da inauguração aconteceu no Teatro Paulo Alcides Jorge e contou com a presença de cerca de 70 pessoas, além da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa, a Vice-Prefeita de Araçatuba, Edna Flor e outras autoridades do segmento e da região. Na ocasião, também foram apresentadas informações sobre as ações que serão realizadas pelo PEI, em prol da inclusão profissional das pessoas com deficiência da região.

O PEI integra o programa Meu Emprego Inclusivo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.

Para auxiliar na contratação de pessoas com deficiência, o PEI realiza ações como busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós inclusão.

“Com o propósito da inclusão da pessoa com deficiência, estamos avançando na implantação dos Polos de Empregabilidade Inclusiva no estado. A pessoa com deficiência é sujeito de direito e deve ter o apoio necessário para transpor todas as barreiras. Nosso foco é ampliar e expandir a possibilidade de transformação desse segmento”, ressaltou a Secretária de Estado, Aracélia Costa

Com investimento anual de R$300.000,00, o funcionamento do PEI será com atendimentos híbridos, presenciais e on-line, através dos contatos: peionline.aracatuba@itsbrasil.org.br; Telefone: (18) 98140-4773 e Whatsapp: (11) 93008-0053. O PEI fica localizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (Balcão do Emprego – Av. Waldemar Alves, 50 – Bairro São Joaquim – Araçatuba/SP), a partir do dia 16 de maio, de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h. Conheça a ação e cadastre-se também pelo site: www.empregoinclusivo.sp.gov.br. A operação do PEI será realizada pelo ITS Brasil.

De acordo com os dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), na região de Araçatuba somam mais de 29 mil pessoas com deficiência em idade produtiva para o trabalho.