Voltar para lista de notícias

Governo do Estado apresenta atletas do Time São Paulo 2020

  Na manhã desta segunda (9), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência apresentou os integrantes do Time São Paulo Paralímpico 2020, no Palácio dos Bandeirantes, junto […]

março - 2020
Imagem: atletas do Time São Paulo 2020 posam para foto com Secretária Célia Leão

Imagem: atletas do Time São Paulo 2020 posam para foto com Secretária Célia Leão

 

Na manhã desta segunda (9), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência apresentou os integrantes do Time São Paulo Paralímpico 2020, no Palácio dos Bandeirantes, junto ao Governador João Doria, o Secretário de Esportes, Aildo Soares e o Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado.

“Esse time é nosso, é de São Paulo, é o Time São Paulo. Um time que fez a diferença e o que estamos fazendo hoje aqui é exatamente lembrar tudo o que já fizeram, as medalhas que trouxeram e que causam respeito e serão esses atletas que vão estar nos representando no mundo todo”, declarou a Secretária Célia Leão.

A equipe atual do Time São Paulo conta com 63 atletas sendo eles das modalidades paralímpicas: Atletismo, Judô, Tiro Esportivo, Natação, Tênis de Mesa, Halterofilismo, Triatlo, Bocha, Ciclismo, Canoagem e Taekwondo. Dentre os integrantes, doze já estão classificados para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, tais como: Daniel Dias (Natação), Daniel Tavares (Atletismo), Jerusa Geber (Atletismo) e Edenia Garcia (Natação), todos medalhistas do Mundial de Dubai 2019.

“O melhor desafio é aquele em que você se supera e eu não tenho dúvida nenhuma que esse Time São Paulo Paralímpico vai ter um extraordinário desempenho, porque são atletas preparados, organizados no seu treinamento, organização, alimentação e condicionamento para vencer. ”, afirmou o governador João Doria em discurso.

Durante o evento, também foi anunciado o curso de longa distância (EaD) “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte -SP”, que será oferecido de abril a junho. Ao todo serão oferecidas 10 mil vagas de capacitação gratuitas para professores de educação física e educação especial, para que tenham o conhecimento necessário para desenvolver atividades físicas junto às crianças com deficiência em prol da inclusão.

O curso, que teve autorização publicada em Diário Oficial pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE), terá validade para evolução funcional dos servidores e tem como proponente a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e é executado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com o Programa Impulsiona Educação Esportiva.

TIME SÃO PAULO

O Time São Paulo é uma parceria do Governo do Estado de São Paulo e o Comitê Paralímpico Brasileiro criada em 2011, sendo este ano o 9° ano da parceria, que tem como objetivo principal apoiar atletas paralímpicos de modalidades individuais de alto rendimento a participarem do programa dos Jogos Paralímpicos de Verão.

CENTRO DE TREINAMENTO PARAOLÍMPICO

O Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro Caixa é uma parceria da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Governo Federal e Estadual e o patrocínio da Caixa Econômica Federal. O Centro conta com instalações esportivas indoor e outdoor, área residencial com alojamentos, auditórios e está entre os mais equipados e maiores do mundo no atendimento a atletas paralímpicos.