Hortolândia e região recebem encontro regional “Inclusão Mais Perto” para debate de políticas públicas para pessoas com deficiência

Evento online abordou a temática da pessoa com deficiência e o diálogo entre estado e municípios

maio - 2021

Nesta quarta-feira (26) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o encontro regional “Inclusão Mais Perto”, com representantes de Hortolândia e região, totalizando 11 municípios. O evento online contou com mais de 230 pessoas, entre participantes e espectadores.

O encontro teve como objetivo levar informações e políticas públicas para o interior paulista, além de abordar os programas do Estado com foco nas pessoas com deficiência em áreas de saúde, segurança, esporte, cultura, reabilitação e emprego.

“Esse é mais um programa do Governo de São Paulo, do Governador João Doria, do Vice-Governador Rodrigo Garcia, para que as nossas políticas públicas voltadas as pessoas com deficiência cheguem naqueles que mais precisam, principalmente nesse momento de pandemia. E é o que interessa para nós, que as pessoas com deficiência tenham qualidade de vida e vivam com respeito”, ressaltou a Secretária Célia Leão.

Durante a transmissão acessível, com intérprete de libras e legendas, esteve presente também a Presidente do Fundo Social e Primeira-Dama Bia Doria e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi.

“Precisamos debater sobre a importância dos assuntos referentes à pessoa com deficiência. Seja na saúde, seja na área de tecnologia, temos vários programas na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para atender as demandas dos municípios no âmbito das pessoas com deficiência”, afirmou a Presidente do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria.

O evento, antes realizado de forma presencial, foi adaptado para o formato online por conta do período de pandemia. Sua transmissão foi realizada por meio da plataforma Zoom e pelas redes sociais da Secretaria (PessoaComDeficienciaSP).

Durante o “Inclusão Mais Perto”, também foram apresentados dados quantitativos estratégicos sobre a região, visando à implantação de mais ações de inclusão nos municípios. Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (basededados.sedpcd.sp.gov.br), Hortolândia e região somam 90.842 pessoas com deficiência.

“É um trabalho em conjunto, de forma transversal. Educação, saúde, habitação, cultura e todas as Secretarias do Estado trabalhando juntas com foco na inclusão das pessoas com deficiência”, declarou Célia Leão.

Assista o evento na íntegra: https://www.facebook.com/pessoacomdeficienciasp/videos/316053023373847