Miracatu recebe lançamento regional do programa “TODAS in-Rede”

Com a adesão ao programa, Miracatu recebe vagas para cursos de capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher e libras EaD, entre outras ações

outubro - 2020

Nesta quinta (15), a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o lançamento regional do programa TODAS in-Rede no município de Miracatu. A prefeitura do município e a pasta firmaram parceria e assinatura de Protocolo de Intenções por meio de live transmitida nas redes sociais do InclusãoSP.

A live, acessível com intérprete de libras e legendas, contou com mais de 100 expectadores. Além da Secretária Célia Leão, participaram do evento online a Diretora do Dept. de Assistência Social de Miracatu, representando a Prefeitura do município, Roberta Pereira de Oliveira, a Diretora/Coordenadora da E. E. E. São Francisco (APAE de Miracatu), Sandra Eliza, a Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Dra. Jamila Ferrari, a ativista no movimento em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, Vera Muller e a intérprete de libras Nara Oliveira.

”A nossa vinda hoje de forma virtual ao Vale do Ribeira, se deve ao Governador João Doria e ao Vice-governador Rodrigo Garcia, que muito tem feito e ajudado para levar nossos programas a todo o Estado de São Paulo. Miracatu no Vale do Futuro, de fato, é uma região importante que está garantindo um futuro diferente às mulheres com deficiência do munícipio”, afirmou a Secretária Célia Leão.

Junto com a adesão ao programa, o município recebe vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de Miracatu para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e o Curso de Libras de ensino à distância (EaD), que já está com as inscrições abertas e com início para o próximo dia 26 de outubro, além de divulgar no município as campanhas educativas do TODAS in-Rede. Os interessados em se inscrever no curso de Libras, devem procurar o Deptº Social da Prefeitura de Miracatu.

“Estou muita agradecida em nome da administração de Miracatu. Nós sabemos que há muito a ser feito ainda, mas temos trabalhado para garantir que as pessoas com deficiência dentro do nosso município tenham acesso a serviços de qualidade. O programa TODAS in-Rede vem para trazer às mulheres com deficiência conhecimento do que são os seus direitos e ações para combate a violência”, afirmou a Diretora do Dept. de Assistência Social de Miracatu, Roberta Pereira de Oliveira.

TODAS in-Rede

O programa TODAS in-Rede, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados do IBGE 2010, em São Paulo existem mais de 1.700.000 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, no ano passado, 2019, foram registrados mais de 4 mil boletins de ocorrência, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de SP.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site (http://www.todasinrede.sp.gov.br).

Para assistir a transmissão, acesse: http://www.facebook.com/InclusaoSP/videos/ .