Mulheres com deficiência de Iguape e região recebem programa estadual de empoderamento feminino “TODAS in-Rede”

Com adesão ao programa, as mulheres com deficiência recebem cursos de incentivo ao empreendedorismo e informações diversas para o exercício da sua autonomia, entre outras ações.

março - 2022

Nesta terça-feira (08), Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo realizou o lançamento regional virtual e presencial do programa “TODAS in-Rede” com Iguape, Cananéia, Eldorado, Ilha Comprida e Pariquera-Açu. A Secretaria firmou parceria com assinatura de Protocolo de Intenções com os prefeitos dos municípios e outras autoridades da região.

Aderindo ao programa, os municípios recebem cursos de incentivo ao empreendedorismo e informações diversas para o exercício da autonomia das mulheres com deficiência dessas cidades. Além disso, profissionais da rede de proteção da região recebem capacitação para atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência.

“Nesse Dia da Mulher, estamos aqui para garantir a dignidade da vida das mulheres com deficiência trazendo o TODAS in-Rede para mais regiões do Vale do Futuro. Como quer e orienta o Governador João Doria e o Vice-Governador Rodrigo Garcia, é essencial levar as políticas públicas pensando as mulheres com deficiência para garantir seu lugar de direito na sociedade” afirmou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

O evento foi realizado no formato híbrido (presencial e on-line) com interpretação de Libras e alcançou cerca de 500 pessoas. Além da Secretária Célia Leão, participaram a Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher de São Paulo, Jamila Ferrari, o Prefeito de Iguape, Wilson Almeida e outras autoridades da região. Além disso, também foram anunciadas entregas do programa Cidade Acessível para a região.

TODAS in-Rede

O programa “TODAS in-Rede”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), no estado de São Paulo existem mais de 1,9 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 38% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, em 2021 foram registrados mais de 3,1 mil boletins de ocorrência.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site www.todasinrede.sp.gov.br.