Mulheres com deficiência de Itapira, Holambra, Santo Antônio de Posse, Mogi Mirim e Mogi Guaçu recebem programa estadual de empoderamento e autonomia

Programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência irá capacitar profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de cada município para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência, entre outras ações

junho - 2021

Nesta segunda-feira (14) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o lançamento regional do programa “TODAS in-Rede” nos municípios de Itapira, Holambra, Santo Antônio de Posse, Mogi Mirim e Mogi Guaçu. As prefeituras dos municípios e a pasta firmaram parceria e assinatura de Protocolo de Intenções durante live transmitida nas redes sociais da Secretaria (PessoaComDeficienciaSP).

Ao aderir o programa, os municípios recebem vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e o Curso de ensino à distância (EaD) de Libras, além de divulgar as campanhas educativas do “TODAS in-Rede”, voltadas às mulheres com deficiência.

“O TODAS in-Rede, como quer e orienta o Governador João Doria e o Vice-Governador Rodrigo Garcia, traz um olhar diferenciado, mais empático e direto às mulheres com deficiência do estado, buscando dar a elas informações e ações relevantes com foco no trabalho e renda, prevenção à violência, exercício dos direitos afetivos e sexuais e saúde da mulher”, afirmou Secretária Célia Leão.

A transmissão do evento online acessível com intérprete de libras e legendas, contou com um alcance de 3,1 mil pessoas. Além da Secretária Célia Leão participaram o Prefeito de Itapira, Toninho Bellini, o Prefeito de Mogi Mirim, Paulo Silva, o Prefeito de Holambra, Fernando Capato, o Prefeito de Santo Antônio de Posse, João Leandro Lolli, o Prefeito de Mogi Guaçu, Rodrigo Falsetti, a Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de SP, Dra. Jamila Ferrari e a intérprete de libras Nara Oliveira.

A Coordenadora das DDMs do estado de São Paulo, Dra. Jamila Ferrari destacou a necessidade de ações de prevenção de violência específicas para o público feminino com deficiência. “Nós da Polícia Civil, especificamente da Delegacia da Mulher, devemos estar capacitadas e preparadas, porque sabemos que quanto melhor estivermos, mais poderemos proteger essas mulheres e dar o que elas mais precisam: segurança”, afirmou.

TODAS in-Rede

O programa “TODAS in-Rede”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (basededados.sedpcd.sp.gov.br), no estado de São Paulo existem mais de 1.700.000 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, no ano passado (2020) foram registrados mais de 3 mil boletins de ocorrência.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site todasinrede.sp.gov.br .

Para assistir a transmissão, acesse: https://www.facebook.com/pessoacomdeficienciasp/videos/ .