Mulheres com deficiência de Jahu recebem programa estadual de incentivo à autonomia em pilares como independência financeira e acesso à informação

Com a adesão ao programa, o município também recebe vagas para o curso de capacitação dos profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência, entre outras ações.

setembro - 2021

Nesta sexta-feira (3) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Célia Leão, realizou o lançamento regional do programa “TODAS in-Rede” em Jahu, interior paulista. A prefeitura e a pasta firmaram parceria com assinatura de Protocolo de Intenções durante live transmitida nas redes sociais da Secretaria (PessoaComDeficienciaSP).

Ao aderir ao programa, o município recebe vagas para capacitação dos profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e às mulheres com deficiência a oferta de cursos de incentivo ao empreendedorismo e informações diversas para o exercício da sua autonomia.

“Como quer e orienta o Governador João Doria e o Vice-Governador Rodrigo Garcia, estamos aqui para garantir a qualidade de vida e inclusão social das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, expandindo cada vez mais o programa TODAS in-Rede nos municípios”, afirmou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Ela também ressaltou a importância do programa, “cerca de 58% das pessoas com deficiência em Jahu são mulheres, é preciso levar à essas mulheres informações sobre os seus direitos relacionados a emprego, violência, empoderamento e autoestima, entre tantos outros temas que dão cada vez mais voz às mulheres com deficiência”.

A transmissão do evento online acessível com intérprete de libras e legendas, contou com um alcance de 400 pessoas. Além da Secretária Célia Leão, participaram o Secretário de Estado de Justiça e da Defesa da Cidadania de SP, Fernando José da Costa, o Prefeito de Jahu, Ivan Cassaro, a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Jahu, Dra. Cândida Ferreira, a psicóloga da Casa da Mulher Jauense, Lilda Manzoni, a Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Dra. Jamila Ferrari e as intérpretes de Brunna Alencar e Quezia Brito.

O Secretário Fernando José da Costa, destacou a necessidade de ações de específicas às pessoas com deficiência nos municípios, “nós, do Governo do Estado, cuidamos em parceria deste tema. Trabalhamos para defender as mulheres com e sem deficiência. O estado de São Paulo não aceita intolerância”.

TODAS in-Rede

O programa “TODAS in-Rede”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), no estado de São Paulo existem mais de 1,7 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, até junho de 2021 foram registrados mais de 1,7 mil boletins de ocorrência.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site www.todasinrede.sp.gov.br .
Para assistir a transmissão, acesse: https://www.facebook.com/pessoacomdeficienciasp/videos/ .