Mulheres com deficiência de Osasco recebem programa estadual de empoderamento feminino “TODAS in-Rede”

Com adesão ao programa, as mulheres com deficiência recebem cursos de incentivo ao empreendedorismo e informações diversas para o exercício da sua autonomia, entre outras ações.

fevereiro - 2022

Nesta quinta-feira (24) a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo realizou o lançamento regional virtual do programa “TODAS in-Rede” em Osasco. A Secretaria firmou parceria com assinatura de Protocolo de Intenções com o prefeito do município, Rogério Lins, e outras autoridades da região.

Ao aderir ao programa, as mulheres com deficiência do município recebem cursos de incentivo ao empreendedorismo e informações diversas para o exercício da sua autonomia. Além disso, profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher recebem uma capacitação para atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência.

“O objetivo do Governo de São Paulo, por meio do programa TODAS in-Rede, é empoderar a mulher com deficiência. O empoderamento faz com que a sociedade cresça e tenha igualdade de direitos. Quando temos apoio, políticas públicas que chegam a precisa e solidariedade, garantimos essas oportunidades”, afirmou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

O evento presencial foi realizado com interpretação de Libras e alcançou cerca de 150 pessoas.

TODAS in-Rede

O programa “TODAS in-Rede”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), no estado de São Paulo existem mais de 1,9 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 38% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, em 2021 foram registrados mais de 3,1 mil boletins de ocorrência.