Mulheres com deficiência de Peruíbe, Praia Grande e Cubatão recebem programa estadual de empoderamento feminino “TODAS in-Rede”

Com adesão ao programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, as mulheres com deficiência recebem cursos de incentivo ao empreendedorismo e informações diversas para o exercício da sua autonomia, entre outras ações.

janeiro - 2022

Nesta sexta-feira (21) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Célia Leão, realizou o lançamento regional virtual do programa “TODAS in-Rede” em Peruíbe, Praia Grande e Cubatão. A Secretária firmou parceria com assinatura de Protocolo de Intenções com os prefeitos dos municípios e outras autoridades da região.

Ao aderir ao programa, as mulheres com deficiência dos municípios recebem cursos de incentivo ao empreendedorismo e informações diversas para o exercício da sua autonomia. Além disso, profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher dos munícipios recebem uma capacitação para atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência.

“A mulher com deficiência tem dupla vulnerabilidade, primeiro por ser mulher, segundo por ser pessoa com deficiência. Nós estamos reunidos aqui para garantir dignidade e liberdade dessas mulheres e meninas, que juntas somando Cubatão, Peruíbe e Praia Grande são quase 27 mil mulheres (6.068 em Cubatão, 16.607 em Praia Grande e 4.069 em Peruíbe)”, afirmou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

O evento virtual foi realizado com interpretação de Libras e alcançou cerca de 700 pessoas. Além da Secretária Célia Leão, participaram o Prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício, a Prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, o Prefeito de Cubatão, Ademario, a Secretária Adjunta da Secretaria de Assistência Social de Praia Grande, Gisele Domingues, a Vereadora de Praia Grande Vera Benício, a Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher, Dra. Jamila Ferrari e o intérprete de Libras Edilson Andrade.

TODAS in-Rede

O programa “TODAS in-Rede”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), no estado de São Paulo existem mais de 1,7 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, de janeiro a agosto de 2021 foram registrados mais de 2,2 mil boletins de ocorrência.