Voltar para lista de notícias

Mulheres com deficiência de Pirajuí recebem programa estadual de empoderamento feminino “TODAS in-Rede”

Com adesão ao programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, os profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher do município recebem vagas para o curso de capacitação ao atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência, entre outras ações.

dezembro - 2021

Nesta terça-feira (21) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Célia Leão, realizou o lançamento regional virtual do programa “TODAS in-Rede” em Pirajuí. A Secretária firmou parceria com assinatura de Protocolo de Intenções com o prefeito Cesar Fiala e outras autoridades da região.

O evento virtual foi realizado com interpretação de Libras e alcançou cerca de 800 pessoas. Além da Secretária Célia Leão, participaram a Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Dra. Jamila Ferrari, o Prefeito do município, Cesar Fiala, o Vice-Prefeito e Secretário de Obras, Alexandre Barrozo, a Presidente do Fundo Social de Pirajuí, Amanda Almeira, o influencer, Mateus Baptistella e as intérpretes de Libras Jociane Rosa e Amanda Santos.

“Das pessoas com deficiência de Pirajuí, 49% são mulheres. É preciso ter um olhar especial à essas mulheres. A mulher com deficiência tem dupla vulnerabilidade, primeiro por ser mulher, segundo por ser pessoa com deficiência. E, o TODAS in-Rede chega para empoderar essas mulheres e meninas”, afirmou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Ao aderir ao programa, as mulheres com deficiência do município recebem cursos de incentivo ao empreendedorismo e informações diversas para o exercício da sua autonomia. Além disso, profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de Pirajuí recebem uma capacitação para atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência.

TODAS in-Rede

O programa “TODAS in-Rede”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), no estado de São Paulo existem mais de 1,7 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, de janeiro a agosto de 2021 foram registrados mais de 2,2 mil boletins de ocorrência.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site www.todasinrede.sp.gov.br.