Mulheres com deficiência de Ribeirão Preto recebem programa estadual de empoderamento feminino “TODAS in-Rede”

Com adesão ao programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, os profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de Ribeirão Preto recebem vagas para o curso de capacitação ao atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência, entre outras ações.

novembro - 2021

Nesta sexta-feira (26) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Célia Leão, realizou o lançamento regional virtual do programa “TODAS in-Rede” em Ribeirão Preto. A Secretária firmou parceria com assinatura de Protocolo de Intenções com a Secretária Municipal da Assistência Social de Ribeirão Preto, Renata Corrêa.

Ao aderir ao programa, as mulheres com deficiência de Ribeirão Preto recebem cursos de incentivo ao empreendedorismo e informações diversas para o exercício da sua autonomia. Além disso, profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher do município recebem uma capacitação para atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência.

“Em Ribeirão Preto há mais de 24 mil mulheres com deficiência, um total de 60% do total da população com deficiência no município. É preciso ter um olhar especial à essas mulheres. A mulher com deficiência tem dupla vulnerabilidade, primeiro por ser mulher, segundo por ser pessoa com deficiência”, afirmou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Ela ressaltou a importância do encontro, “nós estamos aqui hoje a pedido do Governador João Doria e do Vice-Governador Rodrigo Garcia, para reforçar as políticas públicas às mulheres, que dão acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima”, disse.

O evento virtual foi realizado com interpretação de Libras e alcançou cerca de 400 pessoas. Além da Secretária Célia Leão, participaram a Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Dra. Jamila Ferrari, a Secretária Municipal da Assistência Social de Ribeirão Preto, Renata Corrêa, a Delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Ribeirão Preto, Dra. Patrícia de Mariani Buldo, a Conselheira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Preto, Emily Vitória Silva Bernardo e a Diretora do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paula Amadeu, representando a presidente do Fundo Social de Ribeirão Preto, Mariana Jábali.

TODAS in-Rede

O programa “TODAS in-Rede”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), no estado de São Paulo existem mais de 1,7 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, de janeiro a agosto de 2021 foram registrados mais de 2,2 mil boletins de ocorrência.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site www.todasinrede.sp.gov.br.