Voltar para lista de notícias

Museu da Inclusão é contemplado com R$ 99 mil para adequação do espaço destinado ao seu acervo

Projeto foi aprovado pelo Programa de Ação Cultural PROAC, do estado de São Paulo, e visa melhorias na preservação do acervo museológico do Museu, assim como questões de acessibilidade

dezembro - 2020

O Museu da Inclusão, unidade museológica vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi contemplado com R$ 99 mil para instalação e adequação do espaço destinado à Reserva Técnica Acessível do Museu da Inclusão (MDI), de forma a atender os critérios técnicos necessários à preservação do acervo museológico e também as questões de acessibilidade.

O projeto, aprovado pelo Programa de Ação Cultural PROAC, vai ao encontro das políticas e normas voltadas à Gestão de Riscos ao Patrimônio, em que assegura a integridade física de um patrimônio nacional.

Além da instalação de uma reserva técnica, o Museu da Inclusão realizará oficinas de partilha e orientação para museus e instituições da capital e interior de São Paulo sobre os processos museológicos acessíveis.

Museu da Inclusão

O Museu da Inclusão foi inaugurado em 2009 por meio do resultado da exposição “Os Caminhos da Pessoa com Deficiência”, em que reproduções de fotografias, manuscritos, áudios e vídeos dão uma visão sobre um grupo que atuaram no movimento social e político das pessoas com deficiência nos anos 1980.

Ao longo da última década, o Museu desenvolveu trabalhos com o objetivo de preservar, pesquisar e difundir a memória da luta pelos direitos da pessoa com deficiência.