Voltar para lista de notícias

Museu da Inclusão receberá novas exposições que contemplam o universo das pessoas com deficiência

Equipamento cultural deve receber mostras voltadas a pessoas com Síndrome de Down a partir do mês de junho

abril - 2023

O Museu da Inclusão, equipamento cultural da Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência, está ampliando seu escopo de atuação para receber novas exposições contemplando todas as pessoas com deficiência. Atualmente sob gestão direta da própria Secretaria, as novas exposições serão abertas ao público no início do mês de junho.

A Secretaria está articulando, junto ao Instituto Jô Clemente (IJC), receber a exposição de autoria dos alunos do curso de fotografia da entidade. A mostra, fruto de passeios exploratórios que visam a apropriação da cidade, tratará da percepção dos estudantes sobre o espaço urbano paulistano por meio de suas incursões e experiências no mundo do registro fotográfico.

Também está prevista a exposição “De Dentro para Fora” contará com projetos e fotos expostos em dezoito painéis fotográficos inspirados em Tathiana Piancastelli, a primeira pessoa com Síndrome de Down do mundo a escrever e protagonizar uma peça de teatro profissional. Com autoria de Nila Costa, o projeto “quer mostrar literalmente, de dentro para fora, os lados do sucumbir ao emergir, o desistir e o conquistar, a fraqueza e a força (…) em busca de padrões intangíveis à liberdade de ser você mesmo”. A exposição “traz as várias facetas, conflitos e encontros que o ser humano tem ao longo de sua jornada”, destaca a criadora.

Equipes da Secretaria trabalham internamente na montagem das nova exposição e, por esse motivo, visitas não ocorrerão neste período. As exibições contarão com o suporte de mediadores, acessibilidade em braile e tradução para Libras no caso de visitas com agendamento prévio.

“O Museu continua cumprindo a prerrogativa de preservar e comunicar a luta por direitos das pessoas com deficiência no que tange ao movimento social e sua busca histórica por direitos pela inclusão”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Melhorias
O Museu da Inclusão foi reaberto ao público em 10 de dezembro de 2022 com a exposição “Pessoa com deficiência: lutas, direitos e conquistas” após passar por reformas. Com investimento estadual de R$ 860 mil, as instalações internas do equipamento foram restauradas e modernizadas com troca do piso interno para facilitar a circulação de cadeiras de rodas e de usuários de muletas, revisão do piso podotátil, instalação de iluminação planejada e readequação do espaço expositivo.