Voltar para lista de notícias

Mutirão do Governo de SP fornecerá laudo formal para pessoas com deficiência em Barretos

Documento médico, conhecido como Laudo Caracterizador de Deficiência, é feito a partir de avaliação clínica e funcional e facilita a inserção profissional; inscrições estão abertas até 7 de outubro e mutirão acontece no dia 10

outubro - 2023

card ilustrativo para inscrições para Mutirão de Laudo para Emprego no dia 10/10/2023. Inscreva-se: https://forms.gle/4AST43sT7Bk9eDYR8. Fundo cinza claro e detalhes destacando texto em azul e preto. No rodapé do card, logos do Imesc, ITS Brasil e das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico.O Governo do Estado de São Paulo, através de seu Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) de Barretos, promoverá, em 10 de outubro, um mutirão para a emissão de laudos formais com o objetivo de reforçar o acesso e a permanência das pessoas com deficiência da região no mercado de trabalho no município de Barretos. A ação integra o programa Meu Emprego Inclusivo, fruto de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico, e conta com o apoio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc). O pré-agendamento para participação pode ser feito até 7 de outubro.

O laudo formal, tecnicamente conhecido como Laudo Caracterizador de Deficiência, é um documento médico que comprova formalmente a deficiência de uma pessoa, indicando alterações e impedimentos nas funções e estruturas do corpo (física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial), limitações, desempenho e necessidades de apoio. O Laudo está apoiado no Índice Brasileiro de Funcionalidade, que visa ampliar o olhar das empresas a respeito das capacidades laborais do indivíduo, em conjunto com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

“O laudo é bem detalhado, feito por um médico especializado, e fornece informações específicas para que a pessoa com deficiência seja contratada por empresas que ofereçam funções adequadas a ela”, esclarece o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O programa Meu Emprego Inclusivo promove o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora. Através da iniciativa, o Estado de São Paulo conta com 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva.

O PEI de Barretos está sob gestão do Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil).

Mais informações no site: empregoinclusivo.sp.gov.br.

Serviço
Mutirão de Laudo Caracterizador – PEI Barretos
Data e horário: 10 de outubro, das 9h às 16h
Pré-agendamento até 7 de outubro: https://forms.gle/4AST43sT7Bk9eDYR8
Dúvidas: pei.barretos@itsbrasil.org.br / (17) 99748-0670 (WhatsApp)