Na Semana da Mães, Secretaria prepara série de vídeos de mães com deficiência beneficiadas com programas da Pasta

Quatro mães com deficiência contam suas histórias de vida e como ações de empregabilidade e capacitação ajudaram na melhoria da qualidade de vida

maio - 2023

Na semana em que se comemora o Dia das Mães (14 de maio), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência preparou uma série de vídeos com mães com deficiência beneficiadas pelos programas e ações da Pasta.

Charlene Gomes de Souza, 41, tem deficiência auditiva e um filho com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela é atendida no Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) de Santos, unidade que integra o programa Meu Emprego Inclusivo da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os PEIs oferecerem cursos gratuitos de qualificação técnica e empreendedora, e fazem busca ativa de candidatos com deficiência buscando inserção profissional no mercado de trabalho, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós-contratação.

“Ser mãe é maravilhoso, mas ser mãe com deficiência significa encontramos muita dificuldade, principalmente no mercado de trabalho. A atuação do PEI foi crucial para que eu encontrasse oportunidades profissionais”, conta Charlene.

Também beneficiada com o Meu Emprego Inclusive, a administradora de empresas Rute Gomes da Silva Alves Santos, 32, foi atendida no Polo de Empregabilidade Inclusiva de Lorena. Ela é mãe e tem deficiência física adquirida por acidente.

“Ser mãe é um desafio diário. Nenhuma limitação nos para de fazer algo, temos que seguir adiante. Conseguir nos inserir no mercado de trabalho é muito importante para que sigamos nossos sonhos”, diz ela.

Ethel Schad, 46, é técnica de sensibilização no PEI da Baixada Santista e tem Síndrome de Talidomida.

“O maior desafio hoje em ser mãe com deficiência é a limitação que a sociedade nos impõe. Mas hoje, vendo meu filho crescido, vejo que tudo valeu a pena” fala a profissional, que ajuda outras mães com deficiência a se inserirem no mercado de trabalho através do trabalho do programa Meu Emprego Inclusivo.

Aluna do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), Iraci Lima Matos, 57, participa dos cursos gratuitos de capacitação da unidade, que fica localizada na Vila Guarani (Imigrantes, na Capital).

“O CTI me abriu as portas e me explicaram quais eram meus direitos, que eu nem sabia. Todo mundo me acolheu, me ensinou, me colocaram nos cursos para que eu me aperfeiçoasse. Meu conselho para as mães com deficiência é: não desanimem. Do mesmo jeito que um dia, sem querer, eu parei na rua por acaso na frente da porta do CTI, todo mundo pode achar uma porta”, relata Iraci.

O CTI é uma ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência que oferece diversos cursos gratuitos de qualificação e capacitação para pessoas com ou sem deficiência em todo o território paulista.

Todos os vídeos podem ser assistidos no perfil https://www.instagram.com/pessoacomdeficienciasp/.