Voltar para lista de notícias

Na Semana Nacional da Língua Brasileira de Sinais, Secretaria prepara série de vídeos de professores do curso de Libras

Quatro professores surdos contam suas histórias de vida e como a Língua Brasileira de Sinais é essencial na comunicação

maio - 2023

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (24 de abril), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência preparou uma série de vídeos com professores surdos do curso de Libras da pasta.

Patrick Henrique da Silva é um dos professores de Libras e exalta a forma de comunicação. “Como surdo e professor de Libras, busco incentivar meus alunos a aprenderem cada vez mais a Libras, pois ela é uma ferramenta muito importante para a inclusão de pessoas surdas. É através dela que a comunicação dos surdos se torna mais confortável”, destaca ele.

O professor Wagner Serafim também faz parte do time de professores dos cursos de Libras e reforça a importância da data.

“Hoje celebramos a criação da Lei de Libras, que trouxe valorização para a comunidade surda brasileira. Através dela os surdos conseguiram mais espaços nas escolas, no mercado de trabalho, nos serviços de saúde e muitos outros espaços. O objetivo é facilitar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes de forma mais clara. Estou muito feliz pois nós, surdos, podemos nos sentir em igualdade com todos”, diz ele.

Em 24 de abril de 2002, a Lei nº 10.436 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão, por isso o tema é comemorado nessa data.

A professora Monique Catalano, que também é surda, traz mais informações sobre a importância desse marco na conquista pelos direitos da comunidade surda.

“Sou surda, professora de Libras e dou aulas de Libras para alunos ouvintes. Desde a criação da lei conquistamos muitos espaços, mas ainda há muito a conquistar. Vocês, que são ouvintes, podem encontrar uma pessoa surda em qualquer lugar e podem aprender essa língua para se comunicar com pessoas surdas através dos cursos de Libras da Secretaria”, relata Monique.

O curso já qualificou mais de 22,3 mil pessoas de 136 municípios do Estado na Língua Brasileira de Sinais (Libras) através do Curso de Libras, de forma online e gratuita.

O professor Fábio Miranda explica um pouco sobre a importância da Libras.

“Sou surdo e professor de Libras para alunos ouvintes há 20 anos. Tenho lutado para que pessoas ouvintes possam aprender a Libras para se comunicar com as pessoas surdas, o que traz muita felicidade. As pessoas surdas ainda encontram muitas barreiras comunicacionais, por isso o curso de Libras para alunos ouvintes é uma maneira de capacitar e habilitar mais pessoas a se comunicarem por meio da Libras, o que gera mais autonomia aos surdos, que conseguem ter seu direito linguístico respeitado. É extremamente necessário que cada vez mais pessoas aprendam a Libras. A nossa luta não pode parar, precisamos sempre pleitear novas conquistas”, ressalta o professor Fábio.

As inscrições para o curso de Libras abrem mensalmente e são divulgadas nas redes sociais e no site da Secretaria (pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/).

Todos os vídeos podem ser assistidos no perfil https://www.instagram.com/pessoacomdeficienciasp/.