Voltar para lista de notícias

Parceria para acessibilidade nas unidades de conservação é firmada

Na terça-feira (10), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Fundação Florestal (FF) assinaram Protocolo de Intenções para desenvolver cooperação entre as partes para projetos de acessibilidade nas Unidades de Conservação do estado de São Paulo. O documento foi […]

janeiro - 2020

Na terça-feira (10), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Fundação Florestal (FF) assinaram Protocolo de Intenções para desenvolver cooperação entre as partes para projetos de acessibilidade nas Unidades de Conservação do estado de São Paulo.

O documento foi assinado na sede da Secretaria e contou com as presenças da Secretária Célia Leão, do subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani e do diretor executivo da Fundação Florestal Rodrigo Levkovicz.

A secretária Célia Leão frisou que a pasta trabalha para que as pessoas com deficiência possam ter a opção de lazer com a família junto à natureza. Com a parceria, a ideia é dar a dimensão da importância da iniciativa das pastas caminharem juntas.

Dessa forma, trabalham em conjunto pela busca da melhoria das condições para que as pessoas com mobilidade reduzida possam conhecer as Unidades de Conservação paulistas se efetiva.

No escopo do Protocolo está o desenvolvimento conjunto de projetos de acessibilidade nas Unidades de Conservação administradas pela Fundação Florestal, com capacitação de funcionários e monitores que recebem ou acompanham visitantes com deficiência ou mobilidade reduzida.

O protocolo prevê também, entre outros, treinamento, qualificação e desenvolvimento de pessoal; elaboração de projetos de acessibilidade nas UCs; avaliação das infraestruturas já existentes e adequações para que atendam às normas de acessibilidade; elaboração de materiais de divulgação sobre os parques acessíveis e a promoção do turismo como fator de desenvolvimento social e econômico.