Voltar para lista de notícias

PEI de Bauru promove mutirão de laudo caracterizador para ingresso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Ação conjunta do Governo de SP acontece em 5 de junho e vai viabilizar laudo formal a partir de avaliação clínica e funcional; inscrições abriram nesta segunda-feira (8) e vão até 29 de maio

maio - 2023

Pessoas com deficiência da região de Bauru poderão participar, no dia 5 de junho, do mutirão para emissão de Laudos Caracterizadores de Deficiência realizado pelo Polo de Empregabilidade Inclusivo (PEI) de Bauru, com foco no acesso e permanência das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A iniciativa do Governo de São Paulo, através das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico, acontece em parceria com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc). As inscrições abriram nesta segunda-feira (8) e vão até 29 de maio.

O Laudo Caracterizador de Deficiência está apoiado no Índice Brasileiro de Funcionalidade, que visa ampliar o olhar das empresas a respeito das capacidades laborais do indivíduo, em conjunto com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). O documento médico comprova formalmente a deficiência de uma pessoa, indicando alterações e impedimentos nas funções e estruturas do corpo (física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial), limitações, desempenho e necessidades de apoio.

“O laudo é bem detalhado, feito por um médico especializado, e fornece informações específicas para que a pessoa com deficiência seja contratada por empresas que ofereçam funções adequadas a ela”, esclarece o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

A ação integra o programa estadual Meu Emprego Inclusivo, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico com o Instituto de Tecnologia Social – ITS Brasil, que tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos gratuitos de qualificação técnica e empreendedora. Mais informações no site http://empregoinclusivo.sp.gov.br/.

As pessoas com deficiência interessadas devem realizar o pré-agendamento para atendimento por meio do link https://forms.gle/cxMboucYtzyCYTbc9. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail peionline.bauru@itsbrasil.org.br ou pelo WhatsApp (11) 95379-0069.

Serviço
Mutirão de Laudo Caracterizador – PEI Bauru
Data e horário: 5 de junho, das 8h às 15h
Local: Será divulgado aos inscritos
Pré-agendamento até 29 de maio: https://forms.gle/cxMboucYtzyCYTbc9
Dúvidas: peionline.bauru@itsbrasil.org.br ou pelo WhatsApp (11) 95379-0069

QualificaSP
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está com 7 mil vagas abertas no Programa QualificaSP, exclusivas para pessoas com deficiência que tenham interesse em ingressar na área de Tecnologia da Informação. Os concluintes dos cursos gratuitos ainda terão a oportunidade de concorrer a vagas de trabalho e estágio em empresas parceiras. Para se inscrever basta acessar o site desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/programas/qualificasp/