Voltar para lista de notícias

PEI de São José do Rio Preto promove mutirão de laudo caracterizador para o ingresso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Ação conjunta do Governo de SP acontece em 7 de julho e vai viabilizar laudo formal para pessoas com deficiência a partir de avaliação clínica e funcional; pré-agendamento vai até 30 de junho

junho - 2023

O Polo de Empregabilidade Inclusivo (PEI) de São José do Rio Preto promoverá, em 7 de julho, um mutirão para emissão de Laudos Caracterizadores de Deficiência para reforçar o acesso e a permanência das pessoas com deficiência da região no mercado de trabalho. O PEI integra o programa Meu Emprego Inclusivo, fruto de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico, e o mutirão conta com o apoio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc). O pré-agendamento pode ser feito até 30 de junho.

O Laudo Caracterizador de Deficiência está apoiado no Índice Brasileiro de Funcionalidade, que visa ampliar o olhar das empresas a respeito das capacidades laborais do indivíduo, em conjunto com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). O documento médico comprova formalmente a deficiência de uma pessoa, indicando alterações e impedimentos nas funções e estruturas do corpo (física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial), limitações, desempenho e necessidades de apoio.

“O laudo é bem detalhado, feito por um médico especializado, e fornece informações específicas para que a pessoa com deficiência seja contratada por empresas que ofereçam funções adequadas a ela”, esclarece o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O programa Meu Emprego Inclusivo, promove o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora. O PEI de São José do Rio Preto está sob gestão da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de SJRP. As informações sobre a iniciativa podem ser conferidas no site: http://empregoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br/.

O pré-agendamento para atendimento pode ser feito até o dia 30 de junho por meio do link https://forms.gle/ys7LNZn5JDbs1pRH9. Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone: (17) 3227-1200.

Serviço
Mutirão de Laudo Caracterizador – PEI São José do Rio Preto
Data e horário: 7 de julho, das 8h às 16h
Pré-agendamento até 30 de junho: https://forms.gle/ys7LNZn5JDbs1pRH9
Dúvidas: (17) 3227-1200