Voltar para lista de notícias

PEI de Sorocaba promove mutirão de laudo caracterizador para ingresso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Ação conjunta do Governo de SP acontece em 18 de maio e vai viabilizar laudo formal para pessoas com deficiência a partir de avaliação clínica e funcional; inscrições vão até 11 de maio

maio - 2023

Pessoas com deficiência da região de Sorocaba poderão participar, no dia 18 de maio, do mutirão para emissão de Laudos Caracterizadores de Deficiência realizado pelo Polo de Empregabilidade Inclusivo (PEI) de Sorocaba, com foco no acesso e permanência das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, através das Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc).

O Laudo Caracterizador de Deficiência está apoiado no Índice Brasileiro de Funcionalidade, que visa ampliar o olhar das empresas a respeito das capacidades laborais do indivíduo, em conjunto com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). O documento médico comprova formalmente a deficiência de uma pessoa, indicando alterações e impedimentos nas funções e estruturas do corpo (física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial), limitações, desempenho e necessidades de apoio.

“O laudo é bem detalhado, feito por um médico especializado, e fornece informações específicas para que a pessoa com deficiência seja contratada por empresas que ofereçam funções adequadas a ela”, esclarece o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

A ação integra o programa estadual Meu Emprego Inclusivo, fruto da parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico com o Instituto de Tecnologia Social – ITS Brasil, e tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.

Interessados devem realizar o pré-agendamento para atendimento até o dia 11 de maio por meio do link https://forms.gle/cA5uiwd5TBnyrvFP6. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail peionline.sorocaba@itsbrasil.org.br ou pelo WhatsApp (11) 95379-0069 ou (15) 98137 0721.

Serviço
Mutirão de Laudo Caracterizador – PEI Sorocaba
Data e horário: 18 de maio, das 8h às 15h
Pré-agendamento até 11 de maio: https://forms.gle/cA5uiwd5TBnyrvFP6
Dúvidas: peionline.sorocaba@itsbrasil.org.br ou pelo WhatsApp (11) 95379-0069 ou (15) 98137 0721.